PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Um espaço para a discussão de ideias para nosso tempo

Liberalismo e Conservadorismo: um guia para as ideias políticas do momento

Como compreender a atual barafunda de conceitos ideológicos que tomaram de assalto a cena política contemporânea? Liberalismo, conservadorismo, conservador nos costumes e liberal na economia. De onde esses termos surgiram? A que eles se referem? Que práticas políticas representam?

Por Estado da Arte
Atualização:
 

O que é o liberalismo? O que que diferencia um liberal de um conservador? Como é possível se dizer liberal e conservador ao mesmo tempo? Como ficam os conceitos de "esquerda" e "direita" no contraste entre liberais e conservadores? Esses questionamentos muito pertinentes têm surgido com frequência no debate político brasileiro dos últimos anos. Expressões como "nova direita" se tornaram muito populares, sendo utilizadas para rotular políticos e ideias muito diferentes entre si, e a eles sempre se colam, alternadamente, rótulos de liberais ou conservadores. Declarações frequentes de novas lideranças públicas autoproclamando-se "liberais na economia, conservadores nos costumes" tornam a confusão ainda maior. Com a proximidade das eleições presidenciais deste ano, uma melhor compreensão desses termos políticos vai muito além do desinteressado prazer intelectual pela história das ideias.

PUBLICIDADE

Eduardo Wolf, doutor em Filosofia pela USP e editor do Estado da Arte, vai tratar do tema em curso na Casa do Saber nos dias 13 e 20 de setembro.

Livre de quaisquer comprometimentos partidários, o curso pretende explicar os conceitos de "liberalismo", "conservadorismo", "esquerda" e "direita" tanto a partir de seus textos e autores canônicos - de John Locke e Adam Smith a Marx e Thomas Piketty - quanto a partir dos acontecimentos políticos recentes como o Brexit, o governo de Donald Trump e o Brasil pós-crise política.

Confira neste link mais informações.

 

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.