PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Um espaço para a discussão de ideias para nosso tempo

Falando de música - A semana em revista

Por Marcelo Consentino
Atualização:

Por Leandro Oliveira A cena clássica internacional celebrou a criação da Academia Barenboim-Said, batizada a partir do maestro israelense Daniel Barenboim e do intelectual palestino Edward Said.

PUBLICIDADE

Sediada no coração histórico de Berlim, a Academia tem o privilégio de apresentar-se em uma nova sala de concertos, projetado pro bono por Frank Gehry. Seu nome: Sala Pierre Boulez. Para este primeiro ano de atividades, a Academia conta com quarenta alunos de música clássica, filosofia e artes.

*

Há dois anos a Orchestra Festival de Budapeste, dirigida por Ivan Fischer, lançou-se no projeto de uma turnê por sinagogas abandonadas em cidades e vilarejos húngaros. Sua ideia: trazer música e vida a estes prédios deveria "honrar a memória das comunidades judias aniquiladas... e atuar para diminuir o preconceito ao contar a história de como cristãos e judeus coexistiram pacificamente nestes lugares". No último dia 01 de dezembro, um concerto beneficente à causa foi organizado na bela sinagoga da Rua Dohány, em Budapeste, que conta com a capacidade de 2700 pessoas. Daniel Barenboim foi o solista no terceiro concerto para piano de Beethoven.

*

Publicidade

Bob Dylan não foi à entrega do Prêmio Nobel de Literatura. Em seu lugar, Patti Smith foi enviada, e executou um arranjo do clássico "A Hard Rain's A-Gonna Fall." Num dado momento ela simplesmente esquece o verso - algo não difícil haja vista a complexidade do texto - e interrompe a apresentação pedindo desculpas. "Peço perdão, estou tão nervosa... podemos começar deste trecho novamente?" Mesmo o mais experiente dos artistas pode ser pego pelos nervos. O vídeo viralizou nos meios musicais de todo mundo. É comovente.

Leandro Oliveira é compositor e anfitrião do projeto Falando de Música da OSESP.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.