PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Um espaço para a discussão de ideias para nosso tempo

Curso: Machado de Assis, o filósofo

Eduardo Wolf, editor do Estado da Arte, ministra curso sobre a obra de Machado de Assis.

Por Estado da Arte
Atualização:
 

Machado de Assis, um dos maiores escritores da língua portuguesa, legou uma obra de gênio absoluto no romance e no conto, além de crítica literária e teatral de alta qualidade, crônica inventiva e saborosa e alguma poesia. Ler suas obras é um exercício de múltipla aprendizagem: a invenção ficcional e a prosa engenhosa do literato, o escrutínio da sociedade brasileira do sociólogo, o retrato no tempo do historiador. Machado foi tudo isso em sua literatura. E também filósofo? Sim, também filósofo. O "Bruxo do Cosme Velho" sempre trouxe para sua obra um tom filosófico: o narrador digressivo a comentar de tudo um pouco, as referências, sérias ou irônicas, aos grandes pensadores, e também uma visão muito própria da natureza humana e de nossa condição. Este curso pretende justamente desvendar esse enigma: qual é a filosofia de Machado de Assis e como ela ainda é capaz de decifrar nossa sociedade?

O curso será ministrado pelo editor do Estado da Arte, Eduardo Wolf. Mais informações sobre o curso no site da Casa do Saber.

18/02 Percursos de Machado: como Machado de Assis se torna o grande escritor que é, e o que a filosofia tem a ver com isso? 

 

25/02 Das Memórias Póstumas ao Conselheiro Aires: construindo uma filosofia machadiana

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.