PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Um espaço para a discussão de ideias para nosso tempo

A Esfera de Riemann

A esfera de Riemann nos fornece um caminho para provar o Teorema Fundamental da (temida) Álgebra, que afirma que toda equação polinomial possui soluções complexas.

Por Estado da Arte
Atualização:

Por Felipe Pait

PUBLICIDADE

Aprende-se no curso científico que os números complexos podem ser visualizados no plano de Argand-Gauss: parte real nas abcissas, imaginária nas ordenadas. Imagine que o plano é feito de material elástico, que podemos dobrar e esticar para formar uma bola, e inflar como uma bexiga. Agora temos uma esfera, que corresponde ponto a ponto ao nosso plano complexo. Quando identificamos o nó na extremidade do balão - o Pólo Norte da nossa bola - com os pontos no infinito do plano, resulta uma representação geométrica até mais interessante para os números complexos: a esfera de Riemann.

Individualmente e todos juntos, os pontos no infinito são o antípoda, ou inverso, do zero, que pela nossa convenção fica no Pólo Sul. Contendo os números complexos com a adição do infinito, a esfera permite a representação de operações que de outra forma não fariam sentido, como a divisão por zero. Essa relação entre o plano e a esfera é a projeção estereográfica, já conhecida de Ptolemeu, que não é muito usada em cartografia porque amplia demasiadamente as áreas no pólo oposto.

A projeção estereográfica 

A esfera de Riemann nos fornece um caminho para provar o Teorema Fundamental da (temida) Álgebra, que afirma que toda equação polinomial possui soluções complexas. Solução de uma equação polinomial é o número complexo que faz o polinômio assumir o valor zero, tornando a equação é verdadeira. Por exemplo, a conhecida equação de segundo grau pode ter um par de soluções complexas, duas soluções reais diferentes, ou apenas uma solução real, duplicada. São sempre duas - a grande vantagem de trabalharmos com números reais e imaginários.

Cada polinômio é uma função, que associa a um número complexo - ou seja, a um ponto na esfera - um outro número complexo, o valor do polinômio. Visualizamos o valor do polinômio calculado para aquele número complexo também como um ponto na esfera, ou seja, o polinômio é uma função que a partir de pontos da esfera fornece outros pontos da própria esfera.

Publicidade

Lembremos que quando um número complexo dá uma volta completa em torno do ponto zero, seu ângulo varia entre 0 e 360 graus; o ângulo do quadrado do número complexo gira duas vezes mais rápido e varia entre 0 e 720, o ângulo do seu cubo entre 0 e 1080, e assim por diante. Quando o número complexo passa por todos os pontos do plano, ou equivalentemente dá um passeio completo pela esfera, o valor do polinômio revolve em torno da esfera tantas vezes quanto for o maior expoente do polinômio. Matematicamente se diz que o polinômio é homotópico, ou continuamente deformável, ao polinômio que consiste simplesmente na variável elevada à enésima potência.

 

Se o valor do polinômio recobre de forma completa a esfera, a equação que iguala o polinômio a zero precisa ser satisfeita para algum número complexo durante esse passeio, provando o teorema fundamental. É possível construir uma demonstração rigorosa completando os detalhes desse argumento com toda a formalidade necessária, ou então demonstrar o teorema usando argumentos muito diferentes.

* * *

Também em outros domínios do conhecimento a intuição geométrica da esfera pode ser útil. Desde a revolução francesa é habitual geometrizar a política como uma reta, enfileirando partidos e ideias da direita para a esquerda, de acordo com o tema das discussões mais acaloradas do momento. Corrupção, inflação, monopólio, comércio, ouro e prata, são temas de direita ou de esquerda? Varia com o momento. O analista apegado à representação linear da política pode se confundir quando os temas mudam, os grupos de interesse se reagrupam, e os partidos trocam de bandeiras com seus inimigos figadais. De uma forma mais permanente podemos talvez pensar que são duas as variáveis que definem a posição no mapa político: a preocupação com a injustiça, e a forma de evitá-la.

As formas de injustiça que incomodam qualquer indivíduo de bons valores são as seguintes. Uma é quando pessoas de bem não recebem na vida as recompensas e oportunidades a que fazem jus - seja por azares de nascimento, por acasos da saúde e da doença, ou pela má ação de seus semelhantes. A outra é a injustiça a favor de quem obtém ganhos imerecidos, aproveitando-se da fraqueza do próximo e das instituições. Ambas as injustiças têm efeito insalubre na sociedade; motivam preocupações igualmente válidas, embora distintas.

Publicidade

A preocupação com os desafortunados inocentes é a ética "de esquerda", de quem se alista no combate à fome das crianças. Já a ética "de direita" se atiça mais com a criminalidade. Um lado lamenta as desigualdades sociais; outro se revolta contra os marajás ociosos vivendo à custa de favores oficiais. A forma da atuação no combate à injustiça também divide o espectro político, embora numa direção linearmente independente. O formalista exige a aplicação de procedimentos e leis previsíveis. O ativista coloca o objetivo acima do meio usado para alcançá--lo.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Nos extremos as posições se confundem. Evitar qualquer forma de injustiça social exige um governo autoritário que suprime a desigualdade; ou pior, que esquadrinha as diferenças para decidir quais são inaceitáveis. Para eliminar todas as desigualdades é necessário convocar os mais iguais do que os outros. Da mesma forma, o combate a toda espécie de crime ou parasitismo é impossível sem violar as liberdades individuais. Impedir todos os crimes é impossível sem opressão contra os honrados. Um governo extremista na busca da justiça caminha para a supressão da liberdade, em qualquer uma das direções.

Uma vez que pode ser chamado para decidir a respeito de si próprio, nenhum sistema legal é completo e coerente. Uma versão jurídica do famoso Teorema de Gödel, que vamos deixar para uma coluna futura. Seguir todas as regras rigidamente dá poder arbitrário para quem as interpreta. A aplicação formalista das leis, quando levada ao extremo, conduz à arbitrariedade, da mesma forma que o faz o princípio oposto de que os fins justificam os meios. Fazer sempre o que o popular considera correto torna a lei imprevisível, e a imprevisibilidade beneficia o déspota. Os extremos se encontram nos antípodas, na divisão por zero. E o arbítrio nada mais é que aquele mesmo ponto no infinito da esfera de Riemann, o qual vislumbramos quando levamos as visões ditas de direita e de esquerda ao paroxismo.

Felipe Pait é professor no Laboratório de Automação & Controle da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Estudou engenharia elétrica na USP e na Universidade Yale.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.