Em memória de um outro festival

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Muita gente que está acampada em Itu ou foi lá só por um dia talvez não saiba, mas o SWU não é o primeiro festival de música realizado em uma fazenda no Brasil.  Em 1975, 1981, 1983 e 1984, aconteceu o festival de Águas Claras, na fazenda de mesmo nome localizada na  cidade de Iacanga, também no interior de São Paulo, mas bem mais distante da capital que Itu.

PUBLICIDADE

Assim com o SWU, havia áreas para camping e  gente vinda de várias partes para prestigiar uma variedade de artistas. A principal diferença, além de todas as outras inevitáveis  nesses 30 anos anos que separam os eventos, é que em Águas Claras só tinha artistas nacionais.

A história de Águas Claras está sendo resgatada por jovens cineastas que estão trabalhando para botar um documentário sobre o festival nas telas. Recentemente, reportagem de Fabiana Caso publicada no Estadão resgatou um pouco dessas histórias, como a do dia em que João Gilberto calou a fazenda enquanto o sol raiava em Iacanga. Vale a pena relembrar:  "Sexo, João Gilberto e rock and roll"

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Ingresso da edição de 1983 

Trecho do documentário em produção Foto: Estadão

# Acompanhe o festival SWU pelo Twitter, no @cultura_estadao

Publicidade

# Galeria de fotos

# Todos os vídeos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.