Em memória de um outro festival

Estadão

11 de outubro de 2010 | 22h12

Muita gente que está acampada em Itu ou foi lá só por um dia talvez não saiba, mas o SWU não é o primeiro festival de música realizado em uma fazenda no Brasil.  Em 1975, 1981, 1983 e 1984, aconteceu o festival de Águas Claras, na fazenda de mesmo nome localizada na  cidade de Iacanga, também no interior de São Paulo, mas bem mais distante da capital que Itu.

Assim com o SWU, havia áreas para camping e  gente vinda de várias partes para prestigiar uma variedade de artistas. A principal diferença, além de todas as outras inevitáveis  nesses 30 anos anos que separam os eventos, é que em Águas Claras só tinha artistas nacionais.

A história de Águas Claras está sendo resgatada por jovens cineastas que estão trabalhando para botar um documentário sobre o festival nas telas. Recentemente, reportagem de Fabiana Caso publicada no Estadão resgatou um pouco dessas histórias, como a do dia em que João Gilberto calou a fazenda enquanto o sol raiava em Iacanga. Vale a pena relembrar:  “Sexo, João Gilberto e rock and roll”

Ingresso da edição de 1983
Trecho do documentário em produção

# Acompanhe o festival SWU pelo Twitter, no @cultura_estadao

# Galeria de fotos

# Todos os vídeos

Tudo o que sabemos sobre:

Águas ClarasIacangaJoão GilbertoSWU

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: