As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Terror espacial

Redação Divirta-se

12 de junho de 2013 | 20h18

TRIO | Spock, Kirk e John Harrison na USS Enterprise

Para desespero de muitos fãs da série criada por Gene Roddenberry (1921- 1991), J.J. Abrams nunca escondeu que sua principal referência para as filmagens de ‘Star Trek’ (2009) era a trilogia original de ‘Star Wars’. A onipresença da fonte de inspiração do primeiro filme torna-se ainda mais explícita na continuação. Além da Escuridão – Star Trek ecoa o ritmo, o humor e o carisma dos filmes de George Lucas e também um elemento ausente no longa de 2009: um grande vilão.

Benedict Cumberbatch interpreta John Harrison, um misterioso ex-membro da Frota Estelar em busca de vingança contra os seus antigos líderes. Após perpetrar um ataque terrorista que resulta em centenas de mortes no centro de Londres, ele investe sua força contra a sede da Frota, em São Francisco. A tripulação da USS Enterprise cruza o espaço à procura do terrorista, ansiosa por vingança e justiça.

Protagonista da série televisiva ‘Sherlock’ e dublador do dragão Smaug nos próximos dois filmes de ‘O Hobbit’, Cumberbatch constrói vilão bem mais tenebroso que o vivido por Eric Bana em ‘Star Trek’. Seu John Harrison encarna, ao mesmo tempo, as atitudes passionais do capitão Kirk e a racionalidade fria de Spock.

Abrams, que na sequência irá dirigir ‘Star Wars – Episódio VII’ (com lançamento previsto para 2015), faz de ‘Além da Escuridão’ um blockbuster com os melhores requisitos do gênero. Os efeitos especiais são convincentes, as desejadas cenas frenéticas de ação estão todas lá, assim como os cenários grandiosos. Outro ponto positivo é proporcionar uma imersão tridimensional como poucos filmes conseguiram apresentar. 

Além do inimigo memorável para a mitologia trekker, o criador de ‘Lost’ e realizador de ‘Super 8’ (2011) filmou um roteiro magnético, com várias reviravoltas e criatividade incomum para filmes-pipoca. Fica a torcida para que ele consiga conciliar as próximas viagens da Enterprise (há uma anunciada para 2016) com o seu compromisso com a família Skywalker. 

Tudo o que sabemos sobre:

J.J. AbramsStar TrekStar Wars

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: