As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Referência na arte abstrata, Sean Scully ganha retrospectiva em SP

Redação Divirta-se

09 de abril de 2015 | 16h04

Foto: Divulgação

Celso Filho

A Pinacoteca abre, neste sábado (11), a primeira retrospectiva de Sean Scully no Brasil. A carreira do artista é percorrida em 46 trabalhos, desde 1974.

Nascido na Irlanda, mas educado em Londres, Scully é um dos nomes da arte abstrata mais aclamados de sua geração. Suas criações são, geralmente, compostas por formas geométricas, com linhas claras, e abarcam uma ampla paleta de cores.

Poucas vezes o País teve a oportunidade de conferir sua obra: Em 2002, ele teve uma sala especial na 25ª Bienal de São Paulo, e uma mostra no Centro de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro.

Agora, de volta à cidade, Scully apresenta trabalhos importantes de sua carreira, como a pintura de grande formato ‘Darkness Here’ (foto acima), de 1989 – que lhe concedeu notoriedade nos anos 1990. O curador Jacopo Crivelli Visconti também reuniu criações menos conhecidas do irlandês, como trabalhos em aquarela e pastéis. As peças vieram de acervos particulares e de museus, como o Reina Sofia, da Espanha, o Guggenheim, dos EUA, e a Tate Modern, da Inglaterra.

ONDE: Pinacoteca. Pça. da Luz, 2, 3324-1000. QUANDO: 10h/17h30 (fecha 2ª). Inauguração: sáb. (11), 11h. Até 28/6. QUANTO: R$ 6 (sáb., grátis).

Tendências: