As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Longa sobre Steve Jobs está entre as estreias de cinema da semana

Rafael Sousa Muniz de Abreu

14 de janeiro de 2016 | 17h04

 

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O cineasta britânico Danny Boyle (‘Quem Quer Ser um Milionário?’) poderia ter feito um filme sobre a vida de Steve Jobs (Michael Fassbender, indicado ao Oscar de melhor ator pelo papel), mas decidiu centrar-se em momentos profissionais do cofundador da Apple.

Baseado na biografia autorizada de Walter Isaacson, escrita a pedido do próprio Jobs, morto em 2011, o diretor se concentra em três dias decisivos: os lançamentos do Macintosh, em 1984, do NeXT Computer, em 1988, e do iMac, em 1998.

Nos bastidores dos eventos, Jobs revela sua personalidade obsessiva, dura e antissocial. Enquanto é ciceroneado pela assistente, Joanna (Kate Winslet, que ganhou um Globo de Ouro pela atuação), vê-se confrontado por sócios e se indispõe com a ex, Chrisann (Katherine Waterston), e a filha Lisa, cuja paternidade se recusa a assumir.

 

Se em ‘Ventos de Agosto’ (2014) o local e o universal se articulavam numa vila litorânea, Boi Neon se volta para o sertão. Premiado em Veneza e elogiado pela imprensa internacional, o longa de Gabriel Mascaro mostra um retrato que ultrapassa os clichês sobre o interior do Brasil.

No centro do drama está Iremar (Juliano Cazarré), parte de uma equipe que trabalha em vaquejadas. Apesar do trabalho rude, sonha em ser um estilista e passa os dias imaginando roupas que ele mesmo costura. No grupo estão ainda Galega (Maeve Jinkings), que dirige o caminhão que os transporta, e a menina Cacá (Alyne Santana).

A rotina do trupe não se resume ao campo, no entanto. Encontram vendedoras de empresas de cosméticos e grandes leilões com cavalos vestidos como em concursos de beleza, num filme lento, de trama rarefeita e fotografia exuberante.

 

Indicado a cinco Oscar, entre eles os de melhor filme, melhor ator (Christian Bale) e melhor roteiro adaptado, A Grande Aposta gira em torno da crise econômica de 2008. Baseado no livro do jornalista Michael Lewis, o longa acompanha Michael (Bale), gestor de um fundo de investimentos, e outros três personagens que ‘previram’ a crise.

 

 

O clássico ‘Rocky’ (1976) continua rendendo sequências. Mas, em Creed: Nascido para Lutar, não é o personagem de Sylvester Stallone, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, que luta – o campeão agora é o treinador e mentor de Adonis (Michael B. Jordan), filho ilegítimo de seu rival, Apollo Creed (Carl Weathers). O jovem troca o emprego por uma carreira no boxe.

 

OUTRAS ESTREIAS

Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, O Filme
(The Peanuts Movie, EUA/2015, 88 min.) – Animação. Dir. Steve Martino. O longa é baseado no universo das tirinhas de Charles M. Schulz, publicadas no Brasil com o nome de ‘Minduim’. Na trama, Charlie Brown tenta conquistar o amor de sua vida enquanto o cachorrinho Snoopy enfrenta seu arqui-inimigo, o Barão Vermelho. 

 

Tendências: