Foto do(a) blog

Divirta-se

'Glory', de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, foca embate social na Bulgária

PUBLICIDADE

Por André Carmona
Atualização:
 Foto: Urban Distribution

Era para ser um dia como qualquer outro na vida de Tsanko Petrov (Stefan Denolyubov), protagonista do filme Glory. Mas não foi.

PUBLICIDADE

Sob o sol escaldante do verão búlgaro, o funcionário ferroviário fazia a manutenção diária dos trilhos do trem. Foi quando encontrou, em meio à paisagem solitária da estação, uma quantia exorbitante de dinheiro, no canteiro da via.

Humilde, Petrov logo procurou as autoridades para informar o ocorrido. O momento não era propício - o ministro dos Transportes do país enfrentava graves denúncias de corrupção. Mas, aos olhos da assessora de comunicação da pasta, Julia Staykova (Margita Gosheva), o fato parecia uma ótima oportunidade para tirar o foco da crise.

O plano até que funcionou, momentaneamente. Em questão de horas, o trabalhador virou herói nacional. Foi convocado para uma solenidade na sede do governo e, lá, ganhou um relógio de presente. E é aí que a história fica interessante.

No momento em que recebia a premiação, a assessora Julia pediu para que ele retirasse do pulso o relógio que usava - uma relíquia de família. O problema é que ela, descuidada, acaba perdendo o objeto. E Petrov iniciará uma verdadeira saga contra a burocracia governamental para reaver a herança.

Publicidade

Com sensibilidade, os diretores Kristina Grozeva e Petar Valchanov evocam um drama social intenso, que se assemelha bastante aos filmes do inglês Ken Loach, como 'Eu, Daniel Blake'.

Confira a programação completa no Guia de Cinema do Divirta-se

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.