PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Divirta-se

'Francofonia', novo filme de Sokurov, retrata a preservação do Louvre em meio à barbárie

Documentário, ficção, filme-ensaio? Francofonia, o novo trabalho do russo Aleksandr Sokurov, é tudo isso e alguma coisa mais. Reflete sobre a função da arte num mundo em crise, coloca em cena personagens reais e imaginários e faz conviver, na tela, pessoas de épocas diferentes.

Por Redação Divirta-se
Atualização:

O centro de sua atenção é o mais famoso museu do mundo, o Louvre. Ele foi o centro de um debate civilizado, travado em plena barbárie da 2ª Guerra Mundial. Com Paris ocupada pelos nazistas, convivem o diretor do museu, Jacques Jaujard, e o oficial alemão Franz von Wolff-Metternich. Este era o encarregado do 'Kunstschutz' - a política de preservação das obras de arte do país ocupado.

 Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Boa parte de 'Francofonia' é reservada à luta desses dois homens para, em meio à guerra, salvar o tesouro artístico e preservá-lo para futuras gerações. Inimigos ocasionais, uniram-se em nome do bem comum.

Essa bela história é parte do filme. Vemos também figuras históricas e imaginárias passeando pelo Louvre - Napoleão com Marianne, o imperador e a figura feminina símbolo da Revolução Francesa.

Tudo é narrado pelo próprio Sokurov, que também dialoga por Skype com o capitão de um navio cheio de obras de arte. Como ele atravessa uma tempestade, a metáfora se desdobra. Também o mundo atual passa por tormentas, mas deve se esforçar para salvar seu legado civilizatório, condensado na forma da grande arte. Luiz Zanin Oricchio

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.