Festa de Nossa Senhora da Achiropita 2019 é uma das dicas de passeios para o fim de semana
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Festa de Nossa Senhora da Achiropita 2019 é uma das dicas de passeios para o fim de semana

Humberto Abdo

15 de agosto de 2019 | 15h57

Foto: Natália Russo/Estadão

Festa de Nossa Senhora da Achiropita

Na 93ª edição da tradicional celebração da comunidade italiana, mais de 30 barracas, instaladas nas ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luís Barreto, vendem quitutes como antepastos, massas, polenta frita, pimentão recheado e a famosa fogaça. Para as crianças, o local conta com atrações como pula-pula, pescaria e tiro ao alvo. A festa ocorre aos fins de semana, até o dia 1º de setembro. R. 13 de Maio, 478, Bela Vista, 3106-7235. Sáb. e dom., 19h/0h. Grátis. Até 1º/9.

MIRA

Com a proposta de receber eventos de música, cinema, moda e sustentabilidade, o Mirante 9 de Julho acaba de ganhar nova gestão e passa a ser chamado de MIRA. A inauguração, nesta 4ª (21), recebe discotecagem do grupo Feminine Hi-FI, coletivo de reggae que aborda a opressão social relacionada a questões de gênero. O espaço também abre a exposição ‘Mira, Prazer’, composta por obras de 13 mulheres artistas visuais – entre elas, Eva Uviedo, Mag Magrela e Hanna Lucatelli. Um dos destaques é o novo restaurante, MIRA Comida Urbana, que apresenta seu cardápio de almoço e jantar, composto por ingredientes de pequenos produtores. R. Carlos Comenale, s/nº, Bela Vista. 4ª (21), 17h/22h. Grátis.

O Museu Mais Doce do Mundo

Com decoração que remete a doces gigantes, o espaço propõe despertar memórias afetivas a partir de cores e aromas. Entre as instalações imersivas, tem piscina de marshmallow e até uma batedeira gigante. R. Colômbia, 157, Jd. Paulista. 6ª (16), sáb. (17) e dom. (18), 11h/21h. R$ 60. Vendas pelo site: www.eventim.com.br

Tony Hawk Brasil Tour 2019

Tatuadores, food trucks e música compõem o evento, além de grandes nomes do skate mundial, entre eles o americano Tony Hawk – que apresenta manobras a partir das 14h. Por volta das 16h ocorre o show ‘Tamo Aí Na Atividade’, com os atuais integrantes do grupo Charlie Brown Jr. Av. Pres. Castelo Branco, 5.700, Bom Retiro, 3224-9159. Dom. (18), 9h/20h. Grátis.

Virada Sustentável

Em seu primeiro dia, nesta 5ª (22), o evento leva atrações a vários pontos da cidade. O Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153) recebe a peça ‘Os Três Sobreviventes de Hiroshima’, na 5ª (22), às 21h. A história acompanha três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima residentes no Brasil – é necessário retirar ingresso com uma hora de antecedência. De 5ª (22) a 24/8, o Unibes Cultural (R. Oscar Freire, 2.500) exibe filmes em realidade virtual, como o ‘Fogo na Floresta’ (2017), curta-metragem de Tadeu Jungle – as sessões ocorrem de hora em hora, das 11h às 19h. 5ª (22) a 25/8. Grátis. Inf.: www.viradasustentavel.org.br

Foto: Helio Nobre

+ Passeios e visitas guiadas a edifícios históricos integram mais uma edição da Jornada do Patrimônio, com atrações por toda a cidade. Uma das opções é visitar as obras de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa (Pça. da Luz, s/nº, metrô Luz), apresentando o processo de restauro de pinturas, forros e detalhes decorativos. As visitas ocorrem sábado (17) e domingo (18), às 11h e às 13h, e é necessário inscrição por e-mail (museu@museulp.org.br).

No sábado (17), às 15h, o ‘Grande Cortejo da Memória Paulistana’, com duração de 3h, começa no Pátio do Colégio e percorre pontos como o Largo São Bento e o Theatro Municipal – o roteiro será conduzido pelo ator Pascoal da Conceição.

Com ponto de encontro em frente ao Museu do Ipiranga, a atividade ‘As Transformações do Ipiranga e a Memória da Independência’ é conduzida pela equipe educativa do museu, que apresenta detalhes históricos sobre as construções da região e suas transformações – sábado (17) e domingo (18), às 10h, com inscrição feita com antecedência no local.

Para o lançamento desta edição do evento, nesta 6ª (16), às 18h, uma festa será realizada no Beco do Pinto (R. Roberto Simonsen, 136B) com repertório de reggae. Sáb. (17) e dom. (18), 9h/22h. Grátis. Inf.: bit.ly/Jor19

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: