PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Divirta-se

Exposição visita a obra do arquiteto catalão Antoni Gaudí

Por Celso Filho
Atualização:

Foto: Basílica de la Sagrada Família/divulgação

PUBLICIDADE

Quando o arquiteto Antoni Gaudí (1852-1926) assumiu o projeto de construção do emblemático Templo Expiatório da Sagrada Família, no fim do século 19, Barcelona era uma das mais modernas cidades da Espanha. É este período de efervescência artística que a mostra 'Gaudí: Barcelona, 1900' apresenta no Instituto Tomie Ohtake, a partir de sábado (19).

Depois de passar pelo Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, a mostra traz para São Paulo o acervo de três instituições catalãs. A curadoria de Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba visita a obra e o estilo único de Gaudí em 46 maquetes e modelos de seus famosos projetos, alguns em escala ampliada. Também foram selecionados 25 objetos assinados pelo arquiteto - como maçanetas de metal, cerâmicas e móveis de madeira.

Com suas formas inspiradas na natureza, Gaudí foi um dos principais expoentes do modernismo catalão. Esta fase também é exibida na obra de alguns de seus contemporâneos. De um lado, estão peças de mobiliário de artesãos como Gaspar Homar. Do outro, são expostas pinturas de artistas da época - entre eles, Ramón Casas e Santiago Rusiñol.

Na abertura, a partir das 12h, o Instituto Tomie Ohtake também comemora 15 anos. O sábado será de festa na sede e na Rua Coropé, com uma programação cultural. A entrada para a exposição será gratuita.

Publicidade

ONDE: Instituto Tomie Ohtake. Av. Brig. Faria Lima, 201, Pinheiros, 2245-1900. QUANDO: Inauguração: sáb. (19), 12h (grátis). 11h/20h (fecha 2ª). Até 5/2/2017. QUANTO: R$ 12 (3ª, grátis).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.