PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Divirta-se

'Em Pedaços', de Fatih Akin, aborda racismo e xenofobia na sociedade alemã

Por Redação Divirta-se
Atualização:
 Foto: Warner Bros

Em um diálogo descontraído entre pai e filho, nos primeiros minutos do filme, a criança faz questão de explicar o significado da palavra 'empatia' para o seu progenitor. Talvez de forma proposital, Em Pedaços, do diretor Fatih Akin, tem como principal característica despertar esse sentimento no espectador.

PUBLICIDADE

No drama, Katja Sekerci, personagem de Diane Kruger, sofre a perda repentina do filho Rocco e do marido Nuri Sekerci (Numan Acar), que cumpriu pena na prisão por tráfico de drogas e tem descendência turca. Os dois são vítimas de um atentado a bomba que destrói o escritório, negócio da família, num bairro turco na Alemanha.

O longa-metragem alemão, que venceu o Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro, trata de assuntos que não deveriam, mas continuam atuais, como o nazismo e a xenofobia. Soma-se a esses fatores o preconceito velado com pessoas que tentam recomeçar a vida após a passagem pela prisão.

A atuação de Diane, com destaques em filmes como 'Troia' e 'Bastardos Inglórios', é intensa e comovente. Dividida em três atos, a produção é composta por doses de tensão que dificilmente abandonam o espectador. A primeira fase mostra o luto. A segunda traz o julgamento do caso e, por fim, a terceira, o desfecho.

Assim que a bomba é detonada, não há volta para a personagem da atriz alemã e para o espectador, que torce para que o sistema judiciário não falhe e que a justiça seja feita, a qualquer custo.

Publicidade

* Lucas Lopes (Especial para o Estado)

Confira a programação completa no Guia de Cinema do Divirta-se

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.