Foto do(a) blog

Divirta-se

Diretor do Festival Varilux de Cinema Francês fala ao Divirta-se sobre o evento, que começa nesta 4ª (7/6)

PUBLICIDADE

Por André Carmona
Atualização:
'Rock'n'Roll - Por trás da fama', filme do Guillaume Canet, é destaque da mostra. Foto: Jean Claude Lother

A partir desta 4ª (7/6), o Festival Varilux de Cinema Francês chega à 8ª edição e projeta, em 12 espaços paulistanos, os mais recentes filmes de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche e Marion Cotillard. Até 21/6, serão exibidas 19 produções inéditas do país - o recorde do festival. Além disso, o evento também promove sessões educativas e até laboratório de roteiros.

Para falar mais sobre o crescimento do evento, o panorama atual do cinema francês e os principais filmes que compõem a mostra, o Divirta-se conversou com Christian Bourdier, criador e diretor do evento.

PUBLICIDADE

 

Qual é o peso da identificação do brasileiro com o cinema francês para o crescimento do festival?

Acho que é fundamental. Sem isso, não se consegue convencer o público. Estamos muito longe dos padrões de marketing do cinema americano; não temos um exército de publicidade e parcerias midiáticas grandiosas. Então, o mais importante é que vamos buscar pessoas que já têm na cabeça um certo carinho, um certo amor pelo cinema francês. Pessoas interessadas na diversidade do cinema francês, que é reconhecido por dar mais liberdade, mais palavra ao diretor. É uma escola mais intimista. E há público; um público espontâneo. Existe uma relação forte entre os dois países e um carinho recíproco. Realmente, uma forma de expressão dessa relação especial é o cinema.

Como você vê o cinema francês em relação a outras escolas cinematográficas do mundo?

Eu sou fã do cinema francês, totalmente apaixonado. Tenho enorme prazer em assistir a um filme francês novo. É um cinema que está apoiado pela nação francesa, não por um ou outro partido político. Sempre foi assim. É um cinema beneficiado de mecanismos bacanas de financiamento, que permitem uma produção de mais de 300 filmes por ano. E a parte fundamental é que o cinema francês cuida dos talentos. Os técnicos são bem formados, em escolas de qualidade, e eles podem trabalhar e viver de cinema. Por exemplo, se participam da produção de um filme por dois meses, depois passam a ter direito a um seguro-desemprego de três ou quatro meses, para se organizar, estudar, melhorar. E é a mesma coisa para os atores. Aqui, o salário é baixo e irregular. Os atores precisam trabalhar muito, é uma agenda complicada. Lá, foi construído um ambiente profissional que ajuda o aperfeiçoamento de todos: atores, técnicos e diretores.

Existem temas ou tendências atualmente em voga no cinema francês que podemos observar nesta edição do festival?

É difícil fazer descrições gerais sobre um festival que tem como principais características a qualidade e a diversidade. Temos essa preocupação de escolher comédias, filmes autorais, filmes para crianças, documentários. Tem um pouco de tudo. Não queremos restringir a temática. É um jogo bem sutil que tentamos respeitar em todas as edições. O que eu vejo é que não temos quase filmes políticos e sociais, componentes importantes do cinema francês. É uma tendência geral, talvez, de os diretores acharem que a realidade é dura e está impregnada no cotidiano atual. Os produtores estão tentando fugir um pouco de temas como imigração e terrorismo, pois as pessoas estão saturadas. A maioria dos filmes da seleção fala de problemas intimistas, muitos trabalham o tema do amor, ainda que com diferentes abordagens. Tem filmes de amor aos filhos, amor romanesco, outros com humor.

Como foi realizada a seleção dos filmes que entraram na edição?

Escolhemos os melhores filmes. São produções de toda a França. Por isso, foi difícil a seleção. Tem também o fato de que a gente não quer colocar muitos filmes. Preferimos trabalhar com um menu bem concentrado, bem pensado, com menor quantidade de produções. Longos cardápios costumam complicar a vida do espectador. É o caso da Mostra de São Paulo, que tem mais de 400 filmes. Assim, o espectador precisa estudar sobre o que ver, estar preparado. Não tem como assistir a tudo. Inicialmente, pensamos manter 14 filmes, mas, como falei, este ano tinha muitas propostas boas. Assim, chegamos aos 19 filmes selecionados.

Publicidade

Quais os destaques indispensáveis, na sua opinião, para quem for curtir o festival?

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

É uma pergunta muito difícil. Eu gostei de todos. Mas o 'Rock'n'Roll - Por trás da fama', filme do Guillaume Canet, é muito especial. É um filme sobre ele mesmo, mas ficcionado. Conta os bastidores da vida de um casal de atores que chega aos 40, 45 anos. O cara está pirando porque uma jovem repórter lhe disse que ele passou da idade. Ele enlouquece e não suporta o fato de ser considerado ultrapassado. Então, ele age para demonstrar que não é. É um filme bem engraçado, meio trash, muito provocativo. 'Frantz', de François Ozon, também é um filmaço. 'Uma Família de Dois', de Hugo Gélin, é uma comédia dramática muito boa, que envolve um pai solteiro cuidando da filha. 'Na Cama com Victoria' é fantástico. É protagonizado por Vincent Lacoste e Virginie Efira, atores da nova geração francesa. 'O Reencontro', por sua vez, é genial. Enfim, neste ano há filmes protagonizados pelos mais famosos e melhores atores da França, como Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche e Marion Cotillard.

A programação completa do Festival Varilux 2017 pode ser vista aqui.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.