PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Divirta-se

Conheça as criaturas e os personagens do filme 'Animais Fantásticos e Onde Habitam'

Por Celso Filho
Atualização:

Foto: divulgação

PUBLICIDADE

Para os fãs da saga Harry Potter, 2016 tem sido um ano bom. J. K. Rowling escreveu frequentemente para seu site Pottermore; chegou às livrarias o livro 'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada', baseado no musical londrino; e, agora, este mundo mágico volta ao cinema com Animais Fantásticos e Onde Habitam. Com direção de David Yates, que dirigiu quatro filmes da franquia, é a estreia de Rowling como roteirista.

Desde seu anúncio, o longa foi cercado de mistérios - o que se sabia era que a história seria focada no personagem Newt Scamander, um magizoologista que escreveu o livro homônimo, usado por Harry em Hogwarts.

À primeira vista, o roteiro pode parecer simplório - em 1926, Scamander visita Nova York com uma mala mágica, repleta de criaturas fantásticas, que são libertadas por acidente e causam uma enorme confusão pela cidade. No entanto, Rowling cria uma trama maior por trás do incidente. A comunidade bruxa dos Estados Unidos da época possui restritas leis de anonimato em relação à população não-mágica ('trouxa') e vive em estado de medo. Um temor que é reforçado pela figura de Gellert Grindelwald, poderoso bruxo das trevas e arqui-inimigo de Dumbledore. Essa rivalidade, já apresentada em 'Harry Potter', liga-se à aventura de Scamander.

Com certos spoilers, apresentamos, a seguir, curiosidades da nova aventura épica de Rowling - incluindo um guia com os personagens humanos e não-humanos.

Publicidade

 Foto: Estadão

Foto: divulgação

OLHA SÓ

+ As aventuras de Newt Scamander vão se desdobrar em uma série de cinco filmes. Assim como neste primeiro, há bastante mistério sobre os enredos. Mas dá para apostar que a tensão no mundo bruxo com a presença de Grindelwald de- ve dar o tom dos próximos longas.

+ Apesar de o livro 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' ser uma obra didática usada em Hogwarts, ele chegou às livrarias dos 'trouxas' em 2001. É uma pequena edição, publicada por J. K. Rowling, que funciona como um bestiário das criaturas mágicas.

+ Anunciada de última hora, a presença de Johnny Depp no filme causou polêmica entre os fãs, por causa de seu recente caso de violência doméstica. Na produção, ele faz o papel do vilão Grindelwald e sua aparição no longa guarda uma grande surpresa.

Publicidade

+ O simples fato de a história de Rowling sair da Inglaterra já gerou no público curiosidade de saber mais sobre os bruxos internacionais. Por isso, a escritora tem feito textos sobre a magia na América do Norte em seu site: www.pottermore.com

+ A história de Scamander pode ser décadas antes do nascimento de Harry. No entanto, o filme tem várias referências à famosa série. Sabemos, por exemplo, que ele foi expulso de Hogwarts, era próximo de Dumbledore e, no longa, é até citada uma Leda Lestrange (lembra-se da Bellatrix Lestrange?).

OS ANIMAIS FANTÁSTICOS

 Foto: Estadão

Foto: divulgação

+ O simpático pelúcio (foto) é obcecado por objetos brilhantes, como joias e moedas - o que vai dar bastante trabalho para Newt Scamander no filme. De acordo com o livro 'Animais Fantásticos e Onde Habitam', o bicho de origem britânica é, muitas vezes, usado por duendes para cavar túneis em busca de tesouros escondidos.

Publicidade

+ No filme, o gira-gira é um dos primeiros animais a aparecer depois que a maleta mágica é aberta. Segundo o livro, ele é um inseto australiano de cor azul. Ele possui asas na cabeça e um longo ferrão. Sua picada pode gerar tonteira e levitação. Este efeito, inclusive, fascina jovens bruxos que o caçam somente para flutuar após a picada.

+ Apesar de seu comportamento pacífico, o seminviso é um animal bastante difícil de ser encontrado, graças à sua habilidade de ficar invisível quando se sente ameaçado. Ele vive em regiões do extremo oriente e sua pelagem tem valor alto, pois os fios podem ser utilizado para fabricar capas de invisibilidade.

+ Quando o 'trouxa' (ou 'não-maj', como se fala na Nova York do filme) Jacob Kowalski abre a mala de Scamander, ele tem um encontro nada agradável com o murtisco. O animal parece um rato e seu hábitat é nas áreas litorâneas da Grã-Bretanha. Possui tentáculos nas costas que lembram os de uma anêmona-do-mar - e que podem ser ingeridos por bruxos para se ter resistência a feitiços e azarações.

 Foto: Estadão

Foto: divulgação

+ O tronquilho tem comportamento tímido e aparência de um graveto. Ele pode ser encontrado em florestas europeias, onde tem o hábito de guardar árvores contra ameaças humanas. Pickett (foto) é um dos companheiros de Scamander - e prefere ficar agarrado ao magizoologista a conviver com outros de sua espécie.

Publicidade

+ O pássaro-trovão é uma figura que faz parte da mitologia dos povos nativos da América do Norte. Pelo site Pottermore, de J. K. Rowling, sabemos que a enorme criatura mágica possui o poder de criar tempestades enquanto voa. E também que o animal foi homenageado pela Escola de Magia e Bruxaria Ilvermorny - uma das casas de lá recebeu seu nome.

+ Quem também arranjará confusão por Nova York é o occami. Esse curioso animal consegue mudar de tamanho (o que significa chegar a proporções gigantescas), adequando-se ao ambiente. Vindo da Índia, ele lembra uma serpente com asas e penas. Seu comportamento pode ser agressivo e seus ovos são valiosos, pois as cascas são de prata.

+ O erumpente parece um rinoceronte e tem origem no continente africano. Ele pode ser muito perigoso, principalmente por conta do chifre em cima do nariz. Além de conseguir perfurar até metal, ele libera uma substância que causa explosões. Tanto o chifre quanto a sua secreção podem ser utilizados no preparo de poções.

OS HUMANOS

 Foto: Estadão

Foto: divulgação

Publicidade

+ Percival Graves (Colin Farrell; foto) é um dos personagens mais enigmáticos do longa. Ele é um poderoso 'auror', que caça bruxos das trevas para o Congresso Mágico dos Estados Unidos. É ele quem comanda as investigações sobre os problemas que os tais animais têm causado em Nova York.

+ Na saga Harry Potter, os 'trouxas' tiveram papéis praticamente inexpressivos nas aventuras mágicas. Em 'Animais Fantásticos', não será bem assim - e muito se pode esperar de Jacob Kowalski. O homem, que sonha em ter sua própria padaria, cai de paraquedas nessa confusão, mas será de grande ajuda a Scamander.

+ Porpentina Goldstein (Katherine Waterston) é uma bruxa habilidosa, mas que foi afastada do cargo de 'auror' após um incidente durante as investigações. No entanto, o encontro de Tina com Scamander a colocará como peça-chave no mistério do filme.

+ Irmã de Tina, Queenie Goldstein (Alison Sudol) é uma bruxa com habilidades de legilimência, ou seja, que é capaz de ler a mente das pessoas. Com seu jeito meio no mundo da lua, ela ajudará sua irmã, Jacob e Scamander a tentar resolver toda a confusão.

CONTINUE NO MUNDO MÁGICO

Publicidade

+ Lançado aqui no fim de outubro, 'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada'(Ed. Rocco; 352 págs.) é a volta do famoso bruxo à literatura. Mas o livro é diferente dos outros: é um texto dramático baseado no musical em cartaz em Londres.

+ Também é possível se sentir um pouco mais no mundo mágico de Harry Potter com a festa 'Armada de Dumbledore', com drinques, atores e decorações temáticas. A próxima edição será no dia 25/11, no Cine Joia. Inf.: bit.ly/ArDum

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.