Foto do(a) blog

Divirta-se

Com seis indicações ao Oscar, 'Lion -- Uma Jornada para Casa', do estreante Garth Davis, chega aos cinemas

PUBLICIDADE

Por André Carmona
Atualização:
 Foto: IMDB/Reprodução

Segundo dados oficiais, a cada ano, mais de 80 mil crianças desaparecem na Índia. Lançadas à própria sorte, poucas retornam aos seus lares. Muitas terminam vagando pelas ruas, enquanto outras conseguem ser encaminhadas para adoção - a maioria, em países estrangeiros.

PUBLICIDADE

Esse cenário, bastante preocupante, serviu de inspiração para o diretor australiano Garth Davis, que faz sua estreia em longas-metragens. Baseado no romance autobiográfico de Saroo Brierley, Lion - Uma Jornada para Casa, indicado ao Oscar de melhor filme, conta justamente a história, real, de uma dessas crianças em situação vulnerável.

Aos cinco anos de idade, Saroo (vivido brilhantemente pelo ator Sunny Pawar), que acompanhava o irmão durante um trabalho, viu-se sozinho em uma estação de trem. Cansado, refugiou-se em uma das composições, que, de manhã, partiu para Calcutá, levando o pequeno a cruzar 1.500 quilômetros pelo país.

Sem referências sobre seu vilarejo natal, o menino acabou perdido, tendo de enfrentar circunstâncias adversas para sobreviver. No fim, parou num orfanato e foi adotado por um casal australiano, Sue (Nicole Kidman) e John (David Wenham).

Duas décadas depois, já adulto, Saroo (agora papel de Dev Patel, o mesmo de 'Quem Quer Ser um Milionário?) resolve investigar seu passado. Embarca, então, em uma emocionante aventura para encontrar sua mãe e seu irmão biológicos.

Publicidade

Confira a programação completa no Guia de Cinema do Divirta-se

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.