As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Longa de Lav Diaz inspirado em Dostoievski está entre estreias de cinema da semana

Rafael Sousa Muniz de Abreu

17 de dezembro de 2015 | 15h13

 

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Norte, O Fim da História dá seu tom na primeira cena. Num plano longo e estático, três personagens, entre eles Fabian (Sid Lucero), discutem ética, moral, verdade e leis. A discussão é tão espinhosa quanto o filme – o longa do filipino Lav Diaz, aclamado pela crítica, tem mais de quatro horas de duração, poucos movimentos de câmera e planos demorados.

Diaz se inspira em ‘Crime e Castigo’, do russo Fiodor Dostoievski, para cruzar as vidas de três personagens nas Filipinas. Fabian é um estudante de direito endividado que vive uma crise moral. Ao cometer um crime – que julga, de certa forma, uma boa ação – as consequências caem sobre Joaquin (Archie Alemania) e Eliza (Angeli Bayani), um casal em apuros financeiros muito piores que os de Fabian, de classe média.

Enquanto Fabian vive seu remorso, Joaquin e Eliza sofrem com a miséria e a violência.

 

Garota Sombria Caminha Pela Noite não é um filme de vampiros qualquer. A moça (Sheila Vand) do título é uma vampira que passa as noites pelas ruas de Bad City, uma cidade fantasma iraniana cheia de delinquentes e criminosos. Seu encontro com Arash (Arash Marandi), devedor de um traficante local, dá início a um romance.

 

Labirinto de Mentiras se passa na época em que, na Alemanha, os campos de concentração eram tidos como mentiras dos vencedores da Segunda Guerra. No fim da década de 1950, o jovem procurador Johann (Alexander Fehling) começa a desenterrar as atrocidades e mover ações contra autoridades de alta patente do governo alemão.

 

Sabor da Vida, baseado no romance de Durian Sukegawa e dirigido pela japonesa Naomi Kawase, apresenta Sentaro (Masatoshi Nagase), um homem solitário, dono de uma loja de doces, que contrata a idosa Tokue (Kirin Kiki). A influência da nova funcionária ultrapassa a cozinha: aos poucos, ela muda a visão de vida do protagonista.

 

OUTRAS ESTREIAS

Hysteria
(Brasil/2015, 71 min.) – Documentário. Dir. Ava Rocha e Evaldo Mocarzel. O documentário acompanha cinco atrizes por estradas de Santa Catarina. Elas encenam a peça homônima, que aborda a figura feminina por meio de personagens internadas num asilo psiquiátrico. 14 anos. Caixa Belas Artes.

Mia Madre (leia resenha aqui)
(Mia Madre, Itália-França/2015, 108 min.) – Drama. Dir. Nanni Moretti. Com Margheritta Buy, John
Turturro, Giulia Lazzarini. Margherita é uma cineasta prestes a filmar seu novo trabalho. Enquanto faz os preparativos, lida com o fim de um relacionamento e uma mãe doente e hospitalizada.

Star Wars – O Despertar da Força
(Star Wars: The Force Awakens, EUA/2015, 136 min.) – Ficção Científica. Dir. J.J. Abrams. Com Harrison Ford, Mark Hamill, Carrie Fisher. No sétimo episódio da saga de ficção científica americana, criada por George Lucas, a trama se passa 30 anos após a derrota do maléfico Império Galáctico.

Confira o roteiro completo de cinema.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.