EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Veto a teto de gastos nos EUA e suspensão de negociação de ações da Evergrande atingem mercados

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

B3 EM SÃO PAULO. Foto: REUTERS

Em meio ao feriado chinês, duas questões políticas geraram ontem grande tumulto nos mercados espalhados pelo mundo.

PUBLICIDADE

Nos EUA, os republicanos decidiram não apoiar a suspensão do teto de gastos proposta por Biden . E na China - fruto da recente guinada de Xi Jinping-, Hong Kong suspendeu temporariamente as negociações de ações da quase falida Evergrande, manipulando mais uma vez os índices das bolsas no mundo.

Os republicanos batem nos democratas às claras. Já o partido comunista chinês, ao atuar de maneira política, desnorteia quem tenta adivinhar para que lado a ditadura capitalista vai.

Em agosto, houve ofensiva regulatória no setor de tecnologia, sinalizando que a medida pode ser expandida para outros setores. Segundo a agência estatal Xinhua, as autoridades chinesas pretendem "regulamentar rendas excessivamente altas" e "encorajar grupos e empresas de alta renda a retribuírem mais à...sociedade".

No Brasil, o mercado sentiu o baque internacional - a bolsa caiu 2,2% e o dólar subiu.

Publicidade

Vale  registrar que os "Pandora Papers", levantando que Paulo Guedes e Roberto Campos Neto teriam empresas em paraísos fiscais, não foram centro de comentários. As assessorias dos dois esclareceram a situação, previamente exposta à RF e à Comissão de Ética Pública,  antes deles assumirem seus atuais cargos.

Show de Truman 

Está previsto, no congresso anual do MBL, a simulação de um...parlamento.  Os 480 participantes serão deputados por dois dias, em Câmara imaginária presidida por Kim Kataguiri.

A experiência inclui nomes fictícios de partidos políticos como: Partido Revolucionário Morista, Ancapistão e CorruPTos, entre outros. Quando? Nos dias 19 e 20 de novembro.

 Os escolhidos

Publicidade

Martelo batido, Maria Bethânia será a atração do MASP Festa - evento beneficente anual organizado para arrecadar fundos. No dia 11 de novembro.

Nesse mesmo dia, o escritor  americano Irvin D. Yalom, autor de best-sellers como Quando Nietzsche Chorou e a A Cura de Schopenhauer, participa de evento da The School of Life SP.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.