EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

STF avaliará se processos da Lava Jato deveriam ter sido juntados

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

ARY OSWALDO MATTOS FILHO. Foto: JF DIORIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma questão "de vida ou morte" para a Lava Jato, como a define Deltan Dallagnol, está para ser decidida em breve pelo STF: se os processos deveriam ter caminhado juntos, na Justiça eleitoral, ou em separado, na criminal, visto que os casos incluem crimes de corrupção, lavagem de dinheiro ou caixa 2 eleitoral. Se prevalecer a primeira hipótese, como pedem advogados de defesa, muitas das condenações seriam anuladas.

PUBLICIDADE

Tudo porque a Constituição e o Código de Processo Penal divergem a respeito. A primeira determina que aqueles crimes são diferentes e devem ser avaliados separadamente - como tem ocorrido. Já o CPP diz que os processos devem caminhar juntos, na Justiça eleitoral.

Para Ary Oswaldo Mattos Filho, há uma "leitura apressada" dos advogados. "O texto constitucional, de 1988, deve prevalecer sobre o código, que é de 1941" e os processos "devem ser mantidos nos processos nas respectivas varas e tribunais onde se encontram", conclui o jurista. Que também está na expectativa: "Vamos ver como a corte se comporta."

Leia mais notas da coluna: + Cultura 'não importa para os governos", diz Maria BethâniaSTF decide futuro da Operação Métis

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.