Segundo Renato Meirelles, Instituto Locomotiva, micro inflação afeta a todos

Segundo Renato Meirelles, Instituto Locomotiva, micro inflação afeta a todos

Sonia Racy

16 de setembro de 2021 | 00h50

Foto: JF Diório/Estadão

A inflação compilada das famílias mais pobres cresceu, segundo cálculos do Ipea divulgados ontem, pouco mais de 10% no acumulado de 12 meses – contas feitas até agosto. A inflação das famílias de renda alta, no mesmo período, chegou em … 8,04%.  

Indagado a respeito, Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva, observa: economistas entendem muito de matemática, números e pouco sobre o comportamento humano. “Para a Dona Maria de classe baixa ou para Dona Maria de classe alta, o preço do arroz e do feijão subiu a mesma coisa no supermercado. E esses preços, certamente, aumentaram muito mais que 10%”. 

 É, segundo o especialista em pesquisas, a micro inflação atacando.  

 No prelo 

Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, terminou livro que reúne artigos que o criminalista produziu na pandemia, a partir do seu desassossego com o governo Bolsonaro. Nome? Muito Além do Direito. 

 Ferida 

 Com a saída de João de Deus do regime fechado para o domiciliar, Andrea Mannelli, vítima de crimes sexuais do médium, disse ontem à coluna que lamenta a autorização dada anteontem pelo TJ de Goiás. “É preciso rever essa posição”.  

 Ferida 2 

 No seu ver, “quando libertamos um criminoso ferimos a dignidade das vítimas e da sociedade”, pontuou a protagonista do documentário João de Deus – Crime e Cura, da Netflix. 

About women 

 Plataforma brasileira de investimentos focada em mulheres será lançada hoje. A SHEINVEST aproveita a maior participação feminina no mercado de capitais nos últimos dois anos. Em 2019, foi de quase 390 mil investidoras. Nesse ano, elas somam…1 milhão de mulheres.   

Claudia Martinez e Ana Caroline Cunha de Lima estão no comando. 

 Aqui, não

 Moradores de Pinheiros que se posicionam contra o que consideram “uma verticalização desenfreada e inadequada” do bairro, organizam uma caminhada de protesto para o sábado, pelas ruas da vizinhança. Com devido abaixo-assinado. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.