PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Má aplicação do regime semiaberto é gargalo do sistema prisional, diz Reale Jr. a Moro

Por Sonia Racy
Atualização:

SÉRGIO MORO EM EVENTO DO IASP. FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO  

Em reunião a portas fechadas com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, o advogado Miguel Reale Jr. afirmou que vê a má aplicação do regime semiaberto de prisão como o gargalo do sistema prisional, já que há poucos presídios semiabertos no País - como os agrícolas e os agroindustriais. Os dois conversaram durante o encontro do ministro com advogados do Instituto dos Advogados de São Paulo e da Associação de Advogados de São Paulo, terminado neste início de tarde na área central da Capital.

PUBLICIDADE

Participaram da reunião os advogados Renato Silveira, presidente do IASP, José Horácio Ribeiro, ex-presidente do IASP, mais Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, Rui Fragoso, Renato Cury, Miguel Reale Jr. e Hélio Coelho.

Um dos temas do encontro foi o pacote anticrime proposto pelo ministro. Moro se comprometeu a receber o IASP e a AASP para ouvir críticas ao projeto, segundo apurou a coluna. Na conversa foi mencionado o fato de o ministro ter incluído no texto do projeto menções a facções criminosas, assunto que desperta polêmicas entre advogados.

A reunião foi realizada antes do almoço do IASP em que Moro era o palestrante convidado.

Após a refeição, Miguel Reale Jr. não escondeu preocupação com pontos da proposta. "O ministro parece estar muito convencido de partes do projeto que são frágeis", afirmou à coluna. Como exemplo, falou da expectativa de Moro de que alguns itens que endurecem penas poderiam reduzir a criminalidade.

Publicidade

Para Reale Jr., as medidas não surtirão esse efeito. "A criminalidade decorre da inoperância policial. Só entre 1 e 2% dos roubos têm a autoria descoberta. No latrocínio o índice é pouco melhor", argumentou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.