EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Projeto na Câmara prevê dobrar penas de crimes ligados a desvio de recursos públicos em calamidades

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

Vão dobrar as penas de vários tipos de crimes ligados ao desvio de recursos públicos praticados durante decretação de estado de calamidade pública no Brasil.

PUBLICIDADE

Pelo menos é isso que propõe o PL 1485/20 de Adriana Ventura, do Novo paulista.

A deputada conta que recebeu de Rodrigo Maia a garantia de que o projeto será votado terça-feira.

Se aprovado, o PL não tem efeito retroativo, mas já atinge casos de corrupção na atual crise da pandemia. "Curioso é que recebi a sugestão para criar esse projeto de um cidadão comum, que não votou em mim", disse Adriana à coluna.

Inclui-se no leque de crimes: peculato (apropriar-se de valores), prevaricação (deixar de exercer o que lhe é de dever) e concussão (exigir vantagem indevida).

Publicidade

Zoom, zoom

Com tradição em eventos com grande aglomeração, o PT decidiu fazer a convenção do partido em SP totalmente pelo... Zoom. Marcou para dia 5 de setembro o evento que confirmará Jilmar Tatto como candidato do PT a prefeito de SP.

A convenção do PSDB, logo em seguida, dia 12 de setembro, terá formato híbrido - parte presencial e outra também por Zoom.

Bruno Covas, aliás, deve esticar até lá para anunciar o vice, que tem grandes chances de ser... uma mulher.

Legado

Publicidade

Estão no forno, em 'banho pandemia', uma exposição e um livro de arte com 400 páginas reunindo depoimentos de críticos bem como os mais significativos projetos do arquiteto Carlos Bratke, morto em 2017.

A mostra, além dos trabalhos arquitetônicos, conta com pinturas e esculturas inéditas.

Legado 2

Hoje, a previsão é que a expo seja exibida no Museu da Casa Brasileira em 2021. Uma versão compacta também estará na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires.

Tela das arábias

Publicidade

A edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa será promovida inteiramente online, de 28 de agosto a 13 de setembro. O evento, realizado pelo Instituto da Cultura Árabe, traz quatro filmes inéditos no Brasil. Entre eles Beirut - La Vie en Rose. A mostra também estará na programação online do Sesc SP.

Memória

O Projeto Henry Sobel - preparação de uma biografia do rabino para documentário e livro - realiza live na quarta-feira para comemorar os 50 anos da chegada de Sobel ao Brasil.

Aqui, não

As associações de moradores de bairro AME Jardins mais a de amigos e moradores do bairro Cerqueira Cesar entraram com ação civil pública requerendo o cancelamento do alvará de aprovação de torre residencial de 16 andares na rua Estados Unidos. A BSP afirma em nota que a obra encontra-se com todas as licenças emitidas e válidas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.