EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

PM achou facas entre manifestantes anti-Previdência na Alesp

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

FACAS APREENDIDAS PELA PM NA ASSEMBLEIA. ARQUIVO PESSOAL  

 

Texto atualizado às 14h30 desta quarta-feira

 

PUBLICIDADE

Duas facas foram encontradas durante a revista da PM, na Assembleia paulista, na última quarta-feira. Segundo a assessoria da Casa, as armas brancas pertenciam a manifestantes que ocupavam a galeria -- espaço para visitantes assistirem às sessões plenárias dos deputados.

Foi o dia da pancadaria protagonizada por Arthur do Val, o Mamãe Falei, com Teonilio Barba e outros pares na tribuna, enquanto discutiam a reforma da Previdência proposta por Doria. As galerias podem voltar a ficar cheias nesta tarde,  uma vez que o TJ paulista deve derrubar a liminar que impede a votação do texto da Previdência pelos deputados estaduais.

Sindicalistas protestam no gabinete de Mamãe Falei

Ontem, do Val, trajando camiseta, foi cercado por sindicalistas, que entraram no seu gabinete para protestar. Na semana passada, esses grupos foram chamados pelo deputado de "vagabundos". Escoltado por seguranças, ele sorria e acenava para quem o filmava com celulares.

Publicidade

Resultado: para o próximo ano, Cauê Macris, presidente da Casa, já encomendou a instalação de detectores de metal e circuito de câmeras.

Fim de ano apertado na agenda da Alesp

Pelo andar da carruagem, deputados de SP correm o risco de passar o Natal em votação. Além da reforma da Previdência, precisam votar o Orçamento de 2020 até o fim do mês. E o presidente Macris não levará nenhuma outra pauta ao plenário até que o TJ julgue seu agravo e derrube a liminar que impede a votação da PEC da Previdência.

Casos de violência atendidos sobe 85% na Justiça de SP

Nos 11 primeiros meses do ano, a ajuda psicossocial e jurídica a vítimas de violência, prestada pela Secretaria da Justiça de SP, foi 85% maior do que a registrada em igual período do ano passado: no total, 2.250 atendimentos, contra 1.213 em 2018.

Publicidade

No momento, o Centro de Referência e Apoio à Vítima da SJ ajuda também 18 vítimas do "caso" Paraisópolis.

Paulinho da Força briga para recriar imposto sindical

Paulinho da Força é um dos deputados que mais trabalham, estes dias, na Câmara. Articula, por todos os lados, os grupos de apoio à PEC que recria o imposto sindical - texto redigido por Marcelo Ramos, do PL do Amazonas.

De quebra, o projeto reinstitui grande parte do modus operandi sindical da era Lula.

João e Tabata, o novo casal da Câmara 

Publicidade

João Campos e Tabata Amaral formam o novo casal na Câmara. Ele, inclusive, vai ter que se dividir entre Brasília, São Paulo, onde ela mora, e o Recife, onde é candidato a prefeito.

Descobertas no Parque Augusta

Na primeira vistoria do parque Augusta, ontem, foram encontrados no subsolo, pela prospecção arqueológica, os antigos passeios do colégio Des Oiseaux. A ideia é recuperá-los e manter as trilhas no projeto.

O grupo também descobriu, na mesma área, um ninho com... quatro filhotes de carcará.

A briga da Cultura por inclusão no MEI

Publicidade

Em defesa das categorias que foram excluídas do MEI (o projeto do Micro Empreendedor Individual), a auditora cultural Flávia Faria Lima já contatou deputados que defenderam a inclusão, nesse esquema, da totalidade da cadeia cultural. Entre eles, Sóstenes Cavalcante (DEM) e Luiz Philipe Orléans e Bragança (PSL). Este chegou a apresentar um PL para incluir atores e atrizes no pacote.

"Essas categorias que foram excluídas e depois voltaram são uma pequena parte das profissões que compõem a cadeia cultural e não estão incluídas - como atores, figurinistas, técnicos de som", avisa Flávia. Segundo a auditora, o apartidarismo da pauta, que, em sua opinião, faz um cruzamento entre economia e cultura, é o que provoca desinteresse e falta de apoio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.