EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Pesquisa com moradores de favelas aponta que 76% dos entrevistados não conseguem sustentar família

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

Pesquisa focada no impacto da pandemia nas favelas mostrou que 76% dos entrevistados declararam que a renda atual não é suficiente para sustentar a família. Oito em cada dez dizem que a renda foi impactada durante a crise da covid-19. "A pandemia combinada ao fim do auxílio emergencial teve um efeito devastador.  

PUBLICIDADE

A situação só não é pior porque a favela é solidária. Mas estamos no limite", alerta Renato Meirelles, do Locomotiva e do Data Favela. Apenas 2% falaram que tem dinheiro guardado para emergências. A amostra contou com 2.939 entrevistas, de comunidades de 13 estados da federação, de setembro do ano passado até fevereiro deste ano.  

 Cotados 

 A OAB já tem dois nomes cotados para a sucessão de Felipe Santa Cruz na presidência: o baiano Luiz Viana, atual vice, e José Alberto Simonetti, do Amazonas. A eleição será em janeiro. A oposição ainda não deu as caras... 

 Fino

Publicidade

Santa Cruz, aliás, perdeu 30 quilos durante a pandemia. A receita? Boca fechada. 

 Eco friendly  

 Um projeto-piloto de coleta seletiva feito pela associação de bairro AME Jardins mostrou resultados animadores: foram coletados 10.035 quilos com 95% de reaproveitamento impactando diretamente 47 pessoas da cooperativa YouGreen. A ideia agora é expandir de 48 para 100 o número de residências participantes.

Encontro de...  

 Na semana de homenagens ao príncipe Philip, consorte da rainha Elizabeth 2ª, o príncipe e deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança se lembra de um jantar beneficente a que foi convidado, em meados dos anos 1990, pela família real britânica, no Palácio Saint James.

Publicidade

 ... Philips 

 Philip (o britânico) deixou a Philippe (o brasileiro) a lembrança de ser uma pessoa bem-humorada e tranquila: "Ele gostava de contar piadas. Adorava fazer as pessoas rirem". Os dois têm um parente em comum - um primo: Duarte Pio, duque de Bragança. 

 Clássico revisitado 

 A The School of Life, em parceria com a Editora Nós, promoverá uma aula on-line sobre Virginia Woolf, no dia 27. O encontro marca o lançamento do primeiro volume da série de registros pessoais de Virginia em formato de diário.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.