Partido Comunista da China deve preservar ativos operacionais da Evergrande que continuam funcionando

Partido Comunista da China deve preservar ativos operacionais da Evergrande que continuam funcionando

Sonia Racy

22 de setembro de 2021 | 00h40

Cidade Proibida. FOTO JONNE RORIZ/AE

O Partido Comunista da China deve preservar ativos operacionais que continuam funcionando na quase falida Evergrande – para evitar impacto social. Mas seus acionistas perderão tudo, bem como seus credores diretos. 

 A tese é de um analista de mercados internacionais, acreditando que o governo da China vai injetar liquidez nos mercados amanhã – quando termina o feriado chinês. Também vão monitorar o impacto do problema gerado pela construtora devedora de US$ 305 bilhões.  

 Se parecer que o sistema continua sob estresse, entram com uma política fiscal mais agressiva. 

 X da China  

 O problema de crédito na China é sério, mas a questão da Evergrande é, sim, consequência direta de medidas do governo para prevenir uma bolha no sistema imobiliário. Segundo o mesmo analista de mercados, os chineses sabem, pela experiência japonesa, que o estouro de uma bolha imobiliária pode gerar uma crise que perdurará… por décadas.  

 E querem caminhar entre fazer o mercado precificar o risco de crédito da forma correta e impedir o evento sistêmico. Uma linha tênue… 

 X da China 2 

 “Se virar um evento sistêmico, será por erro de política econômica e não por falta de recursos. O governo claramente dispõe de instrumentos necessários para lidar com o problema. Agora, como fazer isso sem criar ‘moral hazard’, é o desafio”, complementa a fonte. Uma dúvida, cruel.

Futuro verde 

 Hospitais como o Sírio Libanês, Albert Einstein e a Rede D´Or São Luiz vão se unir ao Incor na pesquisa sobre os efeitos positivos do Canabidiol no tratamento da Síndrome Pós-Covid, conhecida como Covid Longa.  

 Cerca de mil voluntários serão recrutados para o estudo – previsto para começar em outubro. 

 Anitta Suplicy 

 Hoje, no Dia Mundial sem Carro, Marta Suplicy convidou as secretárias da Prefeitura para andar de ônibus elétrico em ato pela sustentabilidade. A ação é inspirada no clipe Girl From Rio, de Anitta. 

 Semente  

 Com 99 anos, o edifício da antiga Bolsa Oficial do Café foi recuperado com R$ 2,8 milhões do Estado e MP paulista

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.