EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Partido Comunista da China deve preservar ativos operacionais da Evergrande que continuam funcionando

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

Cidade Proibida. FOTO JONNE RORIZ/AE  

O Partido Comunista da China deve preservar ativos operacionais que continuam funcionando na quase falida Evergrande - para evitar impacto social. Mas seus acionistas perderão tudo, bem como seus credores diretos. 

 A tese é de um analista de mercados internacionais, acreditando que o governo da China vai injetar liquidez nos mercados amanhã - quando termina o feriado chinês. Também vão monitorar o impacto do problema gerado pela construtora devedora de US$ 305 bilhões.  

PUBLICIDADE

 Se parecer que o sistema continua sob estresse, entram com uma política fiscal mais agressiva. 

 X da China  

 O problema de crédito na China é sério, mas a questão da Evergrande é, sim, consequência direta de medidas do governo para prevenir uma bolha no sistema imobiliário. Segundo o mesmo analista de mercados, os chineses sabem, pela experiência japonesa, que o estouro de uma bolha imobiliária pode gerar uma crise que perdurará... por décadas.  

Publicidade

 E querem caminhar entre fazer o mercado precificar o risco de crédito da forma correta e impedir o evento sistêmico. Uma linha tênue... 

 X da China 2 

 "Se virar um evento sistêmico, será por erro de política econômica e não por falta de recursos. O governo claramente dispõe de instrumentos necessários para lidar com o problema. Agora, como fazer isso sem criar 'moral hazard', é o desafio", complementa a fonte. Uma dúvida, cruel.

Futuro verde 

 Hospitais como o Sírio Libanês, Albert Einstein e a Rede D´Or São Luiz vão se unir ao Incor na pesquisa sobre os efeitos positivos do Canabidiol no tratamento da Síndrome Pós-Covid, conhecida como Covid Longa.  

Publicidade

 Cerca de mil voluntários serão recrutados para o estudo - previsto para começar em outubro. 

 Anitta Suplicy 

 Hoje, no Dia Mundial sem Carro, Marta Suplicy convidou as secretárias da Prefeitura para andar de ônibus elétrico em ato pela sustentabilidade. A ação é inspirada no clipe Girl From Rio, de Anitta. 

 Semente  

 Com 99 anos, o edifício da antiga Bolsa Oficial do Café foi recuperado com R$ 2,8 milhões do Estado e MP paulista

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.