MP e Poupatempo lançam campanha ‘Encontre seu pai’

Sonia Racy

29 Janeiro 2017 | 00h58

Começa a funcionar em São Paulo, em fevereiro, a campanha “Encontre seu pai aqui”. De que se trata? De parceria entre o MP paulista e o Poupatempo que simplifica a burocracia e permite o rápido reconhecimento paterno, oficial, a filhos que levam nos documentos a expressão “pai ignorado”.

Só no Estado de SP convivem com esse problema cerca de 750 mil pessoas. Como destaca o MP, são crianças que sofrem bullying na escola ou adultos que se constrangem ao preencher um cadastro.

Iniciada em novembro, em São Bernardo do Campo, a campanha será depois estendida a todo o interior paulista.

Maioria dos pais colabora 

Detalhe: nesta experiência, o MP constatou boa vontade da grande maioria dos pais. Na maior parte dos casos, o registro não foi feito por diversas razões: desinteresse (ou seja, não achar importante), falta de dinheiro ou porque o pai abandonou a família e foi viver longe.

A missão inclui desde investigar onde está o pai, providenciar um DNA quando ele negar a paternidade ou às vezes apenas viabilizar a ação na Justiça — especialmente quando o pai já morreu.