Para Miguel Reale Jr., live de Bolsonaro sobre voto impresso denota ‘falta de decoro’

Para Miguel Reale Jr., live de Bolsonaro sobre voto impresso denota ‘falta de decoro’

Sonia Racy

31 de julho de 2021 | 00h40

Miguel Reale Jr. Foto: Iara Morselli/ESTADAO

Falta decoro para exercício do cargo. Essa foi a reação ontem, do jurista Miguel Reale Júnior, após os ataques às urnas eletrônicas, durante as duas horas da live de Bolsonaro, anteontem. “Se valer de fake news para desprestigiar o processo eleitoral e democrático, de montagens que já foram desmascaradas, é um grande abuso e desrespeito”.

O jurista sugeriu no ano passado, ao MPF, que este pedisse ao STF a interdição do presidente da República por falta de sanidade mental. Legalmente, o pedido também pode ser feito…por parentes.

A tese da interdição, de abril de 2020, entretanto, não andou.

Disputa  

A venda dos aeroportos Congonhas e Santos Dumont – duas joias da coroa –, prevista para 2022, já tem ao menos um comprador de peso: a francesa Vinci AirPorts.

 Naus dos… 

Aníbal Massaini está angustiado porque não sabe se a matriz de O Pagador de Promessas, o único filme brasileiro a vencer a Palma de Ouro em Cannes, queimou no incêndio do galpão.

O cineasta, dono das produtoras Cinedistri, Cinearte e Anima, contabiliza 70 filmes depositados no galpão, entre cópias e originais.

 …desesperados 

Tenta também, segundo contou ontem à coluna, descobrir se os Cinejornais do Canal 100 – acervo cinejornal brasileiro criado em 1957 por Carlos Niemeyer – estão perdidos.

De mal… 

A Roquette Pinto, associação que assumiu o controle da Cinemateca de 2018 ao fim de 2019, já buscava outro galpão para o armazenamento do acervo. “Sabíamos que este que pegou fogo era inadequado, mas não existia verba. Com o pouco que tínhamos, optamos por fazer melhorias de segurança no galpão da Vila Mariana, onde fica a sede”, explicou à coluna, Francisco Campera.

O diretor da associação contou também que, durante a gestão da associação, existia o plano de fazer um museu com parte dos equipamentos antigos que estavam no galpão incendiado.

  …a pior

Campera classifica como falho o edital de gestão do espaço, lançado ontem pelo governo. “A verba de R$ 10 milhões anuais é ainda menor que a anterior.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.