Grupo Mestres da Obra conta, em exposição, histórias de vida de operários

Grupo Mestres da Obra conta, em exposição, histórias de vida de operários

Sonia Racy

15 de fevereiro de 2017 | 10h00

operario 1

Criada em São Paulo em 2007 pelo arquiteto Arthur Pugliese, a Mestres da Obra visa o desenvolvimento sociocultural de operários da construção civil por meio de ateliês de arte – música, escultura, artes visuais, fotografia, pintura, design, teatro e literatura – realizados nos canteiros de obras, durante o expediente.

operario 2

A OSCIP percorreu, por um ano, dez construções, de Juazeiro do Norte, no Ceará, a São Gabriel, no Rio Grande do Sul, acompanhando o dia a dia de 81 trabalhadores. O resultado dessa expedição será mostrado na exposição Biografias, que abre nesta quarta-feira e vai até 5 de março, no novo Teatro Container, da Cia. Mungunzá, no Bom Retiro.

operario 3

Patrocinada pelo Instituto Caixa Seguradora, a mostra reúne um conjunto de instalações, fotos e vídeos que revelam uma pequena parte da história de vida desses operários. Histórias como a daquele que carregou a mãe no colo por 60 km para ela poder dar luz, a de outro que, morrendo de fome, comeu urubu na infância e de um terceiro que trabalha desde os nove anos.