PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Noite de Starck

Por Sonia Racy
Atualização:
 

Philippe Starck, um dos principais nomes do design mundial, foi o centro de um jantar no apartamento de Taissa Buescu, editora da Casa Vogue, anteontem, em Higienópolis. Starck - que está no Brasil para a inauguração da loja TOG - é o editor convidado da próxima edição da revista. Indagado sobre o faturamento de sua marca, preferiu não responder. Abaixo, suas respostas por e-mail.

Sua primeira investida real no Brasil foi o Fasano do Rio, do qual o senhor ia ser sócio. O que o fez mudar de ideia?

PUBLICIDADE

Nunca foi um plano eu me tornar sócio.

O Brasil ainda é um mercado atrativo? Como vocês, empresários, veem o Brasil ?

Quando você observa a evolução global da humanidade, a evolução de um país, existe uma grande linha que é sempre positiva. Ainda bem. Senão, teríamos desaparecido. Se olharmos essa linha de perto veremos que ela é feita de altos e baixos, luz e trevas, barbárie e civilização. Talvez o Brasil não esteja em seu topo, mas é absolutamente importante, pois parte de seu sucesso fantástico acontece devido à bela energia do povo brasileiro.

Publicidade

Por que outros não conseguiram seguir esse seu caminho?

Não sei se faço sucesso. Não estou interessado na ideia de sucesso. O que me interessa é estar comprometido com a ideia de fazer meu trabalho e encontrar legitimidade em minha criatividade. Essa diferença talvez seja o segredo.

Como foi participar como editor convidado da Vogue Casa?

Ser editor convidado é muito divertido porque não é preciso ser o editor de verdade. Fazer isso uma vez na vida é interessante para compreender como você cria informação. Fazer isso todos os meses requer uma pressão que eu imagino que possa virar uma "tortura". Ainda bem que eles não me "torturaram".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.