Ministro Joaquim Leite, do Meio Ambiente, regulariza acesso a santuário no Cristo Redentor

Sonia Racy

08 de outubro de 2021 | 00h50

Entorno do Cristo Redentor, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, é alvo de disputas entre o ICMBio e a Igreja Católica Foto: WILTON JUNIOR / ESTADÃO

A pedido de Bolsonaro, Joaquim Leite aterrissa na cidade do Rio, no fim de semana, para formalizar um acordo de ‘convivência’ entre o Ministério do Meio Ambiente e a Arquidiocese do Rio, conforme adiantou ontem o blog da coluna. Com esse acerto, segundo confirmou o ministro do Meio Ambiente, por meio do WhatsApp, quem é diretamente ligado ao Santuário de Cristo terá livre acesso à área do Cristo Redentor.

Acordo libera…

A capela Nossa Senhora Aparecida está no ponto turístico, no Parque Nacional da Tijuca.

caminho para…

Segundo se apurou, esse acordo visa dar mais segurança jurídica aos católicos que enfrentam embate com o ICMBio.

…o Cristo

Aqui vão trechos de notas oficiais, publicadas em setembro, sobre a polêmica.

O Santuário Cristo Redentor, cujo reitor é o Padre Omar afirma que “a postura dos seguranças do Parque Nacional da Tijuca têm sido hostil” a religiosos e funcionários. “De maneira recorrente, bispos e outros religiosos, fiéis e convidados da Igreja, passam por constrangimentos para acessar o Santuário”.

Já o ICMBio respondeu, por meio de nota, que “por questões de segurança dos frequentadores e conservação ambiental de alguns Parques Nacionais, todos os veículos precisam se identificar”… “e essa checagem pode levar um pouco mais de tempo, devido à quantidade de frequentadores.”

Com raiz

Quem visitar a nova sede do Museu do Pontal, a ser inaugurada amanhã, vai se deparar com árvores históricas. Lucas Van de Beuque e Angela Mascelani, diretores do museu, fizeram questão de transportar da sede, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio – criada em 1976 por Jacques Van de Beuque – parte da paisagem verde.

Exemplo? Palmeiras Arecas, de dez metros de altura e diâmetro de até 1,5 metro.

Ponte

AME Jardins criou cartão fidelidade para aproximar associados aos comerciantes dos Jardins Europa, América e Paulista.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.