PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Ministro do Meio Ambiente quer organizar, em Brasília, COP paralela à de Glasgow

Por Sonia Racy
Atualização:

O novo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Pereira Leite, em 2019 durante audiência pública no Senado Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado (15/10/2019)

Joaquim Álvaro Pereira Leite sinaliza para onde sua gestão deve andar. Pelo que se apurou, o novo ministro do Meio Ambiente trocou ideias com o Itamaraty rumo à criação de uma ...COP-26 paralela à de Glasgow, a ser montada em Brasília.

PUBLICIDADE

A ideia é ter mais do que a presença física de integrantes do governo e da iniciativa privada na importante conferência sobre o clima organizada pela ONU. Pretendem convidar ONGs de pequeno porte, para assistir e intervir de modo online. O auditório da CNI na capital brasileira já está reservado para tanto.

Para debater o modelo, Pereira Leite também esteve essa semana com o embaixador britânico Vijay Rangarajan.

 Recado direto 

Raimundo Bonfim, da Central de Movimentos Populares, não se opõe à participação do centro e até do centrão no palanque das manifestações contra Bolsonaro marcadas para o sábado.  Entretanto, espera... sinalização. "Não se trata de tirar bandeiras, mas de colocar todas as outras. Em 1984 (nas Diretas) foi assim".

Publicidade

 Não deu 

O sucesso repentino da Copape no setor de distribuição de combustíveis - subiu do 15º posto no ranking do Brasil para o 4º lugar - pode desacelerar. A empresa perdeu ação na Justiça ontem e volta ao regime especial de pagamento de ICMS.

Roda mundo 

Os vencedores da licitação para instalar roda gigante no Parque Cândido Portinari podem ter que parar a obra. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado enfrenta ação popular, a ser julgada sexta-feira, questionando a lisura do processo.

Engajada 

Publicidade

O jovem brasileiro está mais interessado em educação política, de acordo com um balanço feito ao longo de seis anos pelo Politize! Em 2021, houve recorde de inscrições do Programa Embaixadores - curso gratuito de educação política e formação de lideranças para jovens a partir de 16 anos.

 Arte integrada 

O último vídeo da série Segredos, um desdobramento da exposição de  osgêmeos na Pinacoteca, será lançado hoje no YouTube do museu.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.