EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Mercado reage negativamente à lista de Fachin

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

Em recuperação lenta mas firme, a reação do mercado de ações à notícia da lista de Edson Fachin, do STF, - antecipada, no começo da tarde, pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado - foi negativa.

Não só pela extensão - 83 nomes - mas também porque Aécio Neves apareceu com cinco processos enquanto Romero Jucá e Renan Calheiros, com quatro...

Impacto 2

Já os plenários da Câmara e do Senado foram esvaziados logo após a divulgação da lista. Por volta das 17h de ontem, os presidentes das duas Casas encerraram as sessões.

Impacto 3

Publicidade

E o que Temer vai fazer com os 9 ministros investigados? Pelo que se apurou ontem no Planalto, nada.

PUBLICIDADE

Pretende manter o prometido em fevereiro, durante pronunciamento: "Se houver denúncia, ...o ministro que estiver denunciado será afastado provisoriamente. Só depois, se acolhida a denúncia... e transformado em réu... o afastamento é definitivo".

Registrado

Ao voltar do Rio para São Paulo, domingo, Ilan Goldfajn foi abordado por uma senhora antes de embarcar. "Parabéns, logo se vê que o senhor não é político. Fez fila como nós", alardeou. Talvez por estar em período pré-Copom - o resultado da reunião sai hoje - o presidente do BC se limitou sorrir.

Outros tempos

Publicidade

No fim do mês sai o 19º livro escrito por Antonio Dias Leite, morto aos 97 anos, semana passada. Intitulado Meu Século: O Brasil em que Vivi, ganhou prefácio emocionado, do executivo José Luiz Alquéres, ex-presidente da Eletrobrás, Light, Cemig e outras.

Dentre muitas histórias, Alquéres lembra a criação do sistema de contas nacionais, desenvolvidos pelo professor Dias Leite, a pedido de Eugênio Gudin, que marcou o começo de estatísticas sistemáticas mantidas pela FGV - hoje, resultam no chamado PIB.

Outros tempos 2

Ex-ministro de Energia, ex-presidente da Vale, Dias Leite foi responsável pela formação técnica de muitos que estão hoje em plena função.

O único bem que deixa... é um imóvel no Leblon.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.