Maia quer aprovar reforma tributária após o Carnaval

Sonia Racy

05 de dezembro de 2019 | 00h25

RODRIGO MAIA. FOTO: LUIS MACEDO/CÂMARA

Têm passado pelo crivo de Rodrigo Maia os retoques finais ao projeto de reforma tributária que estão sendo feitos pelo autor, Baleia Rossi, e pelo relator Aguinaldo Ribeiro, na comissão especial.
O presidente da Câmara, aliás, elogiou o presidente do MDB em evento empresarial em SP, semana passada. Lembrou que a proposta “vai tributar mais o consumo e menos a renda”. O foco central da proposta é angariar apoio para unificar os impostos sobre bens e serviços.

Reta final

Pelos cálculos de Maia, o texto da reforma deve ser aprovado “após o Carnaval”.

Democraciômetro

Nada menos que 63,3% dos paulistanos da região Sul 2 não se lembram em quem votaram nas últimas eleições municipais – contra 36,7% da região Oeste. Essa é uma das revelações do Índice de Democracia Local de São Paulo, levantado pelo Instituto Sivis, para medir o patamar de democracia da cidade.

A pesquisa ouviu 2.417 pessoas e será divulgada hoje no Space State, na Vila Leopoldina.

Governo perde dinheiro deixando
Lençóis Maranhenses ‘na gaveta’ 

Está parado há um ano, no Ministério do Meio Ambiente, o dossiê para solicitar à Unesco que os Lençóis Maranhenses sejam nomeados Patrimônio Mundial Natural. E com isso o País “está perdendo dinheiro”, pondera o ambientalista José Pedro Oliveira da Costa.

É que cada país pode apresentar à Unesco uma proposta por ano – e o Brasil, em 2019, está passando batido. “Esse título traz prestígio e visitantes, cria empregos e recursos”, diz Zé Pedro. O prazo para o pedido vai até janeiro.

Unesco pode tornar Bumba Meu
Boi patrimônio imaterial 

A propósito, semana que vem a Unesco avalia, em reunião em Bogotá, o pedido para que o Bumba Meu Boi do Maranhão se torne Patrimônio Imaterial da Humanidade. Se aprovar, será o sexto bem do País nessa lista, ao lado, entre outros, do frevo e do Círio de Nazaré.

Política 2.0

O RenovaBR, dedicado à formação de novos talentos para a política nacional, promove no dia 7 um dos maiores eventos de sua história. Na formatura dos alunos do ciclo 2019, na Sala São Paulo, devem receber o diploma cerca de 1.000 futuros políticos e ativistas.

Esquenta de Natal
na praça da Sé…

A Praça da Sé vai ter, pela primeira vez, um Natal com representações folclóricas brasileiras. Entre dias 6 e 20, a Caixa Cultural recebe bonecos gigantes, os famosos “bonecões”, e atrações como Folia de Reis e orquestras de viola.

…e na Casa Bandeirista 

E, na Faria Lima, o BTG Pactual inaugura amanhã a Casa de Papai Noel dentro da Casa Bandeirista, com uma árvore de Natal de 25 metros, azul e branca. O espaço terá atrações gratuitas e uma área especial para fotos no Instagram.

Um site para pacificar
o debate político 

O advogado Rafael Poço lança hoje a Despolarize, uma plataforma com dicas de como elaborar conversas saudáveis em tempos de fla-flu político. Realizado pelo Politize!, o site pretende ajudar o usuário a se expressar melhor e a compreender quem pensa diferente.

Tendências: