Livro de professora da USP sobre autismo na infância será lançado

Livro de professora da USP sobre autismo na infância será lançado

Sonia Racy

19 de setembro de 2020 | 00h50

Maria Cristina Kupfer

Especialista em autismo infantil, Maria Cristina Kupfer conta que imaginou o “Arthur”, como um amálgama de tudo que viu, viu fazerem e fez no tratamento de crianças com dificuldades de desenvolvimento. “Dei ao personagem um destino de escritor, que sonhei para muitos dos meus pequenos pacientes”, revela a autora, fundadora e diretora do Lugar de Vida — Centro de Educação Terapêutica — instituição criada há 30 anos, na USP, para atendimento de crianças e seus pais. 

 A decisão de situar a ação do romance na França, no final do século XIX, se deve, segundo a autora, ao desejo de mostrar que o autismo está presente há tempos. “É na França que existe material mais antigo e consistente sobre crianças com problemas”, pondera a psicanalista. 

 Com o livro, que terá lançamento virtual no dia 10, a professora do Instituto de Psicologia da USP quis dialogar com os pais de autistas e transmitir, de forma romanceada, uma visão psicanalítica. “Assim, a obra tem, de certa forma, um caráter político, no sentido em que faz resistência à supressão do sujeito no discurso da Ciência, presente nas perspectivas organicistas e reducionistas, predominantes.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: