EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

<b>Bresser e o direito de crescer</b>

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Para crescer, é preciso ser nacionalista. E, além disso, ter uma estratégia nacional de desenvolvimento. Foi esse o recado central de Luiz Carlos Bresser-Pereira à platéia de economistas, professores e alunos que foram ouvi-lo anteontem na Livraria da Vila - onde lançou, pela Campus, o livro Globalização e Competição.

PUBLICIDADE

"Mas eu falo de um nacionalismo como o inglês, o sueco... não tanto o dos americanos", advertiu. "Significa uma sociedade inteira pensar na mesma direção, que é se desenvolver. Coisa que já fizeram tantos outros países, que faz a China."

"Eu me considero um economista estruturalista keynesiano", definiu-se. Não poderiam faltar, na sua fala, as farpas ao neoliberalismo, tão caro a certos ninhos tucanos. Rodeado de amigos como Yoshiaki Nakano e Fernão Bracher, o ex-ministro afirmou que "para os neoliberais, um país só cresce quando garante a respeitabilidade dos contratos". Ora, rebate ele, "o Brasil respeita os contratos muito mais que a China, mas esta é que cresce bem mais. Por quê? Porque ela tem uma estratégia nacional de desenvolvimento". Não mencionou que isso é mais simples de conseguir em regime ditatoriais.

O livro - que para honrar o título sai também em inglês e francês - fala do desafio entre Estado e globalização, de crescimento com poupança externa e até da... doença holandesa. Que aparece em países como Venezuela ou Iraque, donos de uma grande riqueza, como o petróleo, e que não se desenvolvem.

Por fim, atacou o populismo cambial. Aquele pelo qual "a inflação cai, os salários se valorizam e você é reeleito".

Publicidade

Por Gabriel Manzano Filho

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.