EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Janot cria tropa de choque para preservar projeto anticorrupção

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

Preocupado com o andamento do projeto anticorrupção na Câmara dos Deputados, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, criou uma tropa de choque para acompanhar o trâmite do PL 4850/2016. A medida foi publicada nesta segunda-feira, 21, no Diário Oficial da União.

PUBLICIDADE

Na portaria, Janot diz que "o debate legislativo no Congresso Nacional pode aperfeiçoar as medidas anticorrupção idealizadas pelo Ministério Público brasileiro", mas "é preciso estar atento a tentativas de promover retrocessos que desfigurem a natureza do projeto", que ficou conhecido como Dez Medidas Contra a Corrupção.

O grupo quer evitar que o Congresso aprove substitutivos como o anistia ao caixa dois, por meio de alterações no projeto apresentado originalmente pelo Ministério Público. Entre os participantes da tropa de choque de Janot estão Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato e um dos idealizadores da redação original do projeto, Nicolao Dino, vice-procurador-geral eleitoral, Ana Paula Mantovani Siqueira, procuradora-geral eleitoral, Blau Yassine Dallol, secretário-geral do Ministério Público da União, além das procuradoras Monique Cheker e Janice Ascari. 

Apoio virtual

O MPF promove, na tarde de hoje, um tuitaço a favor do projeto. A hashtag #EuQuero10Medidas está em primeiro lugar nos assuntos mais comentados no Twitter Brasil.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.