EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Gilmar acusa MPF de criar 'KGB Tabajara'

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

MINISTRO GILMAR MENDES, DO STF. FOTO: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO 

Gilmar Mendes voltou a criticar o MPF por criar no País o que chamou de "uma KGB Tabajara" - referindo-se ao modelo "totalmente" autoritário, faltando "clareza" em seus procedimentos. "Há regras para inquéritos mas não para procedimentos", disse o ministro à coluna.

E faz tal afirmação, avisa, "com a autoridade de quem defendeu o poder de investigação dos promotores".

KGB 2

Alguns números da Lava Jato no momento: 450 investigados, 179 acordos de delação premiada, 180 buscas e apreensões - e 640 pedidos de quebra de sigilo, somando fiscal, bancário, telefônico, telemático e de dados.

Rodrigo Maia vai ser pai

Publicidade

Rodrigo Maia vai ser pai novamente. Depois de Maria Antonia, de dez anos, e Rodriguinho, de um, Patrícia esta grávida novamente.

Último a saber

O Delegado Waldir, do PR goiano, chegou ontem à CCJ para ouvir o parecer de Sérgio Zveiter e ficou sabendo que... não era mais titular. Ofendido, soltou os cachorros contra José Rocha, líder do partido, e contra o governo.

Não deu

A tática de Júlio Delgado de obstruir os trabalhos da CCJ convocando Geddel Vieira Lima no meio da sessão, não teve sucesso.

Publicidade

A mesa usou o mesmo argumento - de que não é papel da comissão produzir provas - ao qual recorreu para negar outros 21 requerimentos.

G21?

A primeira participação de Donald Trump no G20 foi marcada por... novidades. Exemplo: em dado momento da reunião dos presidentes, ele saiu da sala e em sua cadeira sentou-se não o secretário de Estado americano, mas... Ivanka Trump.

Os líderes do G20 ainda estão tentando entender qual o papel da primeira filha no governo americano.

G21? - 2

Publicidade

Ainda no encontro, registrada a boa sintonia entre Emmanuel Macron, o novo presidente francês, e Roberto Azevêdo, chefe da OMC. Na pauta, comércio internacional, tecnologia e o desafio de preparar os jovens para os empregos do futuro.

Ficaram de, aí pela frente, continuar a conversa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.