Frente Nacional de Prefeitos pede que Câmara vote PEC de adiamento das eleições 2020

Sonia Racy

28 de junho de 2020 | 00h40

Jonas Donizette, da Frente Nacional de Prefeitos, informa que os prefeitos estão divididos quanto ao adiamento das eleições.

Mas conta que enviou “um recadinho” a Rodrigo Maia, pedindo que a Câmara vote agora a PEC. “Precisamos de definição até o dia 4”.

Quem vai disputar reeleição, segundo o prefeito de Campinas, quer que pleito seja mantido. Os que estão de saída, apoiam o adiamento.

Em casa

Pesquisa com 1145 pessoas sobre vídeo on demand aponta que 77% dos entrevistados compraram novo serviço de streaming na pandemia. Destes, 65% dizem que continuarão pós-coronavírus.

O Instituto Boca a Boca também aponta que 64% dos entrevistados não sentem segurança para voltar aos cinemas e 36% não sabem se voltarão a frequentar salas após a reabertura.

Cultura em tela

Na quarentena, o público do site Itaú Cultural aumentou quase 300%. Só as consultas únicas à Enciclopédia de Arte somaram mais de 1,3 milhão – crescimento de 57%. E entre os cursos online, o mais acessado foi o de História da Arte.

Escolhida

Silvia Braz, influencer, foi o nome mais citado entre mulheres de alta renda, durante a pandemia da covid-19, segundo pesquisa do Instituto Qualibest.

Na pauta

Está terminando o mês de junho, o do orgulho LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexo). “Embora tenhamos muitas conquistas a celebrar, ainda somos o País que mais mata essa população no mundo”, diz Agripino Magalhães, ativista dos direitos da População LGBTI.

Magalhães defende a retomada do debate sobre o assunto.

Na pauta 2

Mas por que o mês carrega toda essa simbologia? Segundo o ativista, foi no dia 28 de junho de 1969, em NY, que frequentadores do bar Stonewall In, majoritariamente LGBTQI+, se insurgiram contra as frequentes batidas policiais. O embate durou dois dias.

E no ano seguinte, foi realizada, no dia 1º de julho, a primeira parada em comemoração.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: