PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Festival cigano recebe interessados no que dizem as mãos e a borra de café

Foto do author Paula Bonelli
Por Paula Bonelli
Atualização:

O cigano Igor da novela Explode Coração. Foto: Raimundo Valentim / Estadão

Uma festa dedicada à cultura cigana acontece neste sábado no Clube da Aeronáutica, no bairro Santana, em São Paulo. Serão cerca de 40 atrações como leituras de carta, mão, borra de café e atividades circenses e o encerramento com o baile cigano. O evento começa às 12h e termina às 2h da madrugada.

PUBLICIDADE

A idealizadora da festa denominada Ciganos Cidadãos do Mundo é Luciana Matos, mais conhecida como Luciana Dara. Quando a mulher cigana nasce com um dom, diz Luciana, ele é desenvolvido pelas mulheres da família. "Mexer com ervas, com flores para fazer perfume, desde pequena fui ensinada a isso", conta Luciana que também é cartomante e quiromante.

Ela é procurada por mulheres e homens com demandas amorosas, geralmente depois de uma perda ou de um sonho impactante. Luciana afirma atender "muitos casos de separação, que afetam o psicológico". Para o jogo funcionar, ela recomenda que a consulta se dê por meio de perguntas objetivas. "As cartas trazem as respostas e ajudam a pessoa a enxergar se houve uma falta de equilíbrio espiritual, desarmonia afetiva, interferência de uma terceira pessoa, ou se acabou mesmo, fim de ciclo."

Novela

Em 24 de maio, se comemora o Dia Nacional dos Ciganos. A padroeira dos ciganos é Santa Sara Kali, cuja fama se espalhou no Brasil depois da novela Explode Coração ser exibida na Rede Globo, em 1995.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.