EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Especialista afirma que feminicídio tem características específicas

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

Bruno Paes Manso, do Núcleo de Estudos de Violência da USP, deu ontem à coluna seu parecer sobre a polêmica gerada por Pietra Bertolazzi, funcionária do Fundo Social SP, autora de postagens antifeministas que questionam o total de feminicídios no País - conforme antecipou ontem o blog do Direto da Fonte.

PUBLICIDADE

Segundo Bertolazzi, o Mapa da Violência mostra que morrem no País mais homens que mulheres, vítimas de homicídios. "Vejo apenas pessoas em defesa das mulheres. E aí? Quem vai defender esses homens?", pergunta.

Paes Manso lembra que o total de homicídios de homens é maior que o de mulheres no mundo inteiro... mas que o feminicídio tem características específicas e graves consequências sociais. Quais? A violência ser ligada ao gênero, ter uma alto caráter de covardia e o crime transcender à mulher, traumatizando uma família inteira por mais de uma geração. "O feminicídio é parte de uma cultura misógina e machista que hoje as mulheres têm conseguido trazer para o debate", afirma.

Leia mais notas da coluna:'Mercado cultural tem de ser visto de modo mais profissional', diz Carolina FerrazNúmeros do feminicídio geram polêmica no Fundo Social SP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.