PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Além de lotação da UTI, HC sofre com falta de recursos humanos

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Eloísa Bonfá. Foto: Hélvio Romero/Estadão

Com 93% dos leitos de UTI ocupados, o HC pensa em alternativas. Eloísa Bonfá, diretora do hospital, defende transformar alguns centros cirúrgicos em espaço para 76 novos leitos.

As cirurgias eletivas e eletivas emergenciais já estão canceladas.

PUBLICIDADE

Difícil 2

O problema, entretanto, ultrapassa a falta de leitos: faltam recursos humanos. "Tivemos uma ajuda maravilhosa da iniciativa privada no primeiro pico da pandemia. Agora, com razão, eles focam na vacinação. Mas as pessoas precisam estar vivas para receber a vacina", diz Eloísa.

No começo da pandemia, recursos privados foram doados para complementar a baixa remuneração da classe médica no setor público.

Publicidade

Brisa do mar?

Para o neurocirurgião Paulo Niemeyer - que acompanha de perto a covid-19 no Rio - o carioca, de maneira geral, tem seguido as regras da pandemia, usando máscara, passando álcool gel e se prevenindo. "Com exceção de pequeno grupo mais jovem", pondera.

O que preocupa ele mesmo são os usuários de transportes públicos, que viajam aglomerados e sem ventilação. "A vacina é fundamental e devemos lutar por ela".

Brisa 2

Em São Paulo, está mais difícil controlar os habitantes. Mas ante a redução significativa da frota de ônibus na cidade, há a mesma preocupação.

Publicidade

A confirmar

Conforme antecipou ontem o blog da coluna, o meio médico está em alvoroço com forte rumor na Câmara: Bolsonaro pode trocar ministro Eduardo Pazuello pelo deputado Dr. Luizinho, do PP. Médico carioca, ele preside a Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.

A confirmar 2

Os ambulatórios do Incor podem fechar semana que vem.

Ferveu

Publicidade

A temperatura subiu quinta na assembleia online do edifício Copan, símbolo de SP. Na discussão para recondução do síndico Affonso Celso de Oliveira, há mais de 20 anos no cargo, a maior parte dos condôminos presentes votou contra.

Oliveira, segundo se apurou, gritou alegando ter procurações calando a boca dos opositores. Mas não as apresentou.

Ferveu 2

Polícia contatada, apareceu pouco tempo depois. Oliveira não retornou a ligação da coluna.

Detalhe: há 1.100 apartamentos no Copan.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.