EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Eleição no Amapá separa os amigos Randolfe e Alcolumbre

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

O PRESIDENTE DO SENADO, DAVI ALCOLUMBRE. Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

Terminou a aliança política de 12 anos entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o líder da oposição na Casa, Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade. A gota d'água foi o lançamento de Josiel Alcolumbre, irmão de Davi, a prefeito de Macapá.

À coluna, o senador da Rede disse não ter tido sequer "direito à DR", mas avisa: não vai sair "choramingando".

Aliança 2

Depois de ter ajudado a levar o aliado à presidência do Senado, Rodrigues avisa que o rompimento foi pelo conjunto da obra. "Mobilizei a oposição e parte da esquerda para elegê-lo. Hoje ele pede voto até para Eduardo Bolsonaro virar embaixador".

Procurado, Alcolumbre não retornou à coluna.

Publicidade

No divã

PUBLICIDADE

Sem muito alarde, lideranças do PSB vêm debatendo um texto-base que servirá para uma "autorreforma" do partido. Além de temas usuais, como democracia e políticas sociais, entram na agenda ciência e tecnologia, inovação, Amazônia. O plano é levar o texto à conferência nacional, que acontece no Rio em novembro.

Cabe lembrar: o manifesto e o programa do PSB são de 1947.

Amazônia em NY

O acadêmico Carlos Nobre, o empresário Guilherme Leal, ONGs e integrantes da sociedade civil se antecipam a Bolsonaro e falam de Amazônia em NY neste domingo, antes da Assembléia-Geral -- que acontece na semana que vem.

Publicidade

Em brunch-debate na própria sede da ONU, o evento Um Diálogo para a Amazônia Possível aborda a sustentabilidade. E para adoçar o ambiente serão distribuídos kits com chocolates produzidos de modo sustentável por moradores das comunidades amazônicas.

Requisitado

Erick Jacquin passou o dia inteiro, ontem, entrevistando candidatos para a equipe de seu novo restaurante, o Président.

Mais de 300 pessoas foram até o local e a seleção continua hoje. A inauguração está prevista para 28 de outubro. "Os candidatos são bons, tem de tudo", explica o chef.

Outro violino

Publicidade

Uma tromboflebite no braço esquerdo impediu a violinista Janine Jansen de vir a São Paulo. Para seu lugar, a Orchestre Philarmonique du Luxembourg convocou a também talentosa e experiente Simone Lamsma para as apresentações de hoje e amanhã na Sala São Paulo.

O espanhol Gustavo Gimeno regerá a orquestra no mesmo programa, que inclui, entre outros, Schubert, Beethoven, Brahms e Tchaikovsky.

Business and TV

Paolla Oliveira participa no dia 21 de bate-papo na Cinemateca com Sérgio Valente, da Globo, sobre os projetos que foram impulsionados por conta de seu papel na novela A Dona Do Pedaço.

A ideia é falar a profissionais do mercado publicitário sobre a criação de ações, nesse setor, usando sua personagem - a blogueira Vivi Guedes.

Publicidade

Tela chique

Jorge Bodanski, diretor, e João Farkas, fotografia, terão uma segunda-feira nobre, em Bruxelas. Ninguém menos que a  princesa Esmeralda promove a estreia internacional do documentário Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra.

Ruivaldo é, na vida real, um defensor do meio ambiente quie vive junto às  comunidades na área do rio Taquari, no Mato Grosso do Sul.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.