PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Doria considera 'infeliz' fala de Bolsonaro sobre pai do presidente da OAB

Por Sonia Racy
Atualização:

JOÃO DORIA. Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO Doria desembarca de volta do Japão hoje e define, nos próximos dias, os projetos de lei que enviará à Assembleia propondo a extinção e absorção de duas estatais - Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) e Fundação para o Remédio Popular (Furp) - mais a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). O governo estadual ressalta que os serviços serão absorvidos pela rede da saúde, sem prejuízos à população. Estatais 2  No dia 3, funcionários do Oncocentro, já avisados de futuras demissões, promovem - com apoio da deputada Beth Sahão, um "abraço coletivo" na sede, na Oscar Freire. Advogadas ampliam espaço na OAB paulista As advogadas paulistas chegaram ao poder. Com as recentes trocas de guarda, elas somam hoje 51% das presidências de comissões técnicas da OAB estadual - um espaço que, historicamente, sempre foi primazia dos cavalheiros. Mas a diretora-tesoureira Raquel Preto alerta que "há um longo caminho a ser percorrido" na área jurídica. "Na magistratura, dos 360 desembargadores do Estado apenas 27 são mulheres". Homenagem a Piaf Alessandra Maestrini - mestre de cerimônias no Prêmio Bibi Ferreira ao lado de Miguel Falabella - vai cantar na cerimônia uma canção do espetáculo Piaf, A Vida de Uma Estrela. Bibi ganhou os prêmios Mambembe, Molière e Apetesp pelo papel na peça. Boleiras ganhamverbetes na Wikipedia O Museu do Futebol reuniu 30 voluntários para criar, na Wikipedia, verbetes sobre jogadoras de futebol feminino. Foram escritos 188 textos com informações profissionais sobre as boleiras. Bia Vaz, atual auxiliar técnica da seleção brasileira, por exemplo, ganhou um desses verbete na ação. Livro mostra Princesa Isabellutando contra a escravidão A princesa Isabel não foi ausente ou inepta, como contam alguns livros de história, mas ativa e influente na tarefa de eliminar a escravidão no País. É o que sustentam os historiadores Bruno de Cerqueira e Maria de Fátima Argon, no livro Alegrias e Tristezas: Estudos sobre a Autobiografia de D. Isabel do Brasil. O lançamento será no próprio Palacio Imperial em Petrópolis no dia 28 - aniversário da Lei do Ventre Livre (de 1871) e da dos Sexagenários, (em 1885).  

Na reunião em que anunciou, neste início de tarde, um investimento de R$ 7,5 bilhões de reais da Bracell numa fábrica de celulose no interior paulista, o governador João Doria acabou entrando na polêmica que corre desde o final de semana, entre o presidente Bolsonaro e o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

PUBLICIDADE

Doria foi perguntado sobre o que achava da fala de Bolsonaro sobre Fernando Santa Cruz, pai do atual presidente da Ordem. "Como filho de um deputado que foi cassado na época do regime militar, eu acho que foi uma declaração infeliz", afirmou o governador paulista sobre os comentários de Bolsonaro.

A polêmica começou quando o presidente afirmou que Fernando Santa Cruz "integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco e veio desaparecer no Rio de Janeiro". Felipe, o filho, já havia dito, em resposta à frase, que "o mandatário da República deixa patente seu desconhecimento sobre a diferença entre público e privado, demonstrando mais uma vez traços de caráter graves em um governante: a crueldade e a falta de empatia."

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.