EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Direto da Alemanha

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

Seis empresários alemães (representando de Siemens a Thyssen-Krupp) se prepararam para almoço com seus colegas brasileiros - liderados por João Doria, do Lide -, sexta-feira, em Berlim, na sede da CNI local. Todos pressionaram o vice-presidente, Michel Temer, em seus discursos: explicaram que querem investir no Brasil, mas não conseguem.

PUBLICIDADE

Reclamaram de tudo, a começar pela infraestrutura do País, que não avança, passando pelos editais que não saem e a ausência de contrapartidas.

Alemanha 2

Para Luiz Furlan, ex-ministro de Lula e responsável pelo Lide Internacional, os empresários perderam uma oportunidade: "O que eles acham? Que Temer vai contar a ladainha para Dilma? Poderiam ter feito algo propositivo", comentou à coluna - também presente ao evento, a convite da Audi Business/Lide.

Alemanha 3

Publicidade

Fato é que Marco Antonio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi pego de surpresa e não soube o que dizer.

Já Temer demonstrou conhecimento dos casos, buscou explicar o que estava acontecendo e saiu-se pela vertente política, aclamando a democracia brasileira.

Alemanha 4

No domingo à noite, o mesmo grupo jantou com empresários da Baviera, desta vez em Munique.

E novamente ficou claro, ali, que eles desejam investir no Brasil, mas encontram dificuldades.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.