PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Defensores também querem vagas em tribunais

Por Sonia Racy
Atualização:

A "corrida pública" pela sucessão de Teori Zavasck no STF, definida ontem, segunda-feira, com a indicação de Alexandre de Moraes, teve uma espécie de efeito colateral: os defensores públicos federais decidiram ir à luta, também, pelo direito a uma vaga nos tribunais.

PUBLICIDADE

Alegando que a disputa no Supremo "abriu uma acirrada disputa entre relevantes carreiras do Judiciário", a Anadef, que reúne os cerca de 600 profissionais dessa área, quer debater seu direito de integrar as cortes do Judiciário. Para a presidente da associação, Michelle Leite, "chegou o momento de ampliar esse debate e promover o reconhecimento dos defensores públicos federais e sua importante contribuição" -- que, segundo a entidade, "já se consolidou, na defesa judicial e extrajudicial de mais de 140 milhões de brasileiros em situação de pobreza". 

Por lei, os defensores têm atribuição para atuar perante os cincotribunais regionais federais do País, além dos tribunais eleitorais e trabalhistas, mais STJ, STF e STM. No STFjá existe uma equipe composta de cinco defensores, para assessoramento nos processos do tribunal. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.