CVM e PF juntas, investigando operações futuras de câmbio

Sonia Racy

10 de junho de 2017 | 00h29

Para quem estranhou ontem a operação da PF na JBS, de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas, vai aqui a informação. Desde 2010, segundo apurou a coluna, depois que firmou acordo com a PF, a CVM fez sete operações conjuntas com o MP.

Mas nenhuma do gênero.

CVM e PF juntas 2

A primeira é de 2011, consequência de oscilações nas ações da Mundial de Porto Alegre. Na segunda, o alvo foi a corretora MACX, em SP. Depois veio a Operação Churning, investigando três agentes autônomos. Em seguida operação sobre gestão de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) e a da Marambaia Energia e RJCP. E, este ano, a Greenfield.

CVM e PF juntas 3

A sétima, ontem, foi batizada de Calcanhar de Aquiles, na JBS. A primeira da série a investigar… operações futuras de câmbio.

Tanto a CVM como a B3 (antiga BMF/Bovespa) têm obrigatoriamente essas operações registradas. Consultados, dois ex-CVMs não conseguiram explicar o objetivo exato da ação de ontem. “Se foram buscar provas de inside information, não há por que procurar o insider. Confirmadas as irregularidades, ele está entre os sete delatores da J&F”.

O mundo é uma pista 

Ticiane e Joesley Batista viram Sebastian Vettel vencer o GP de Mônaco de perto. Não, não foi pela TV. Foi em Mônaco mesmo, dia 28 de maio.

Olha o jabuti

Está em nota explicativa no balanço da Eldorado deste ano: a empresa de celulose da J&F fez empréstimo de R$ 24,5 milhões a seu CEO, José Carlos Grubisich, que vence no último dia deste ano, segundo o BrazilJornal, de Geraldo Samor.

A juros de 100% do CDI.

Jabuti 2

Procurado, Grubisich confirma a transação e explica: ela é “fruto de relação de trabalho entre empresa e eu. E está aprovada em todas as instâncias, inclusive no balanço”.

Jabuti 3

Especula-se que esse empréstimo seja uma espécie de “bonificação” acordada entre os Batista e o CEO, para a eventualidade de a empresa ser vendida. Aí, a dívida seria perdoada antes de os novos donos assumirem.

Tendências: