EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Congresso reabre, recomeça a guerra das comissões

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

Na guerra interna por comissões, que marca o começo -- de fato -- do ano político em Brasília, o PMDB já garantiu sua colheita: fica com a CCJ - comandada por Rodrigo Pacheco -, mais Transportes, Agricultura e Previdência.

No PSDB, a "sangue jovem" paulista Bruna Furlan vai para as Relações Exteriores. Os tucanos querem ainda Educação e Seguridade Social - mas isso depende de alguns acertos com outras siglas.

Abaixo o excesso de leis, diz estreante na Câmara 

 

PUBLICIDADE

FOTO ESTADÃO

O vereador estreante Fernando Holiday, do Movimento Brasil Livre e do DEM, quer criar comissão para definir uma lista de leis a serem... revogadas.

Publicidade

Sua intenção é "acabar com a legislação inútil", boa parte criada ainda na década de 80. Negro, com 20 anos de idade, o vereador já havia começado sua gestão com uma causa semelhante -- ele faz campanha pela extinção do feriado do Dia da Consciência Negra em SP, que segundo ele "atrapalha a causa".

Juiz anula leilão da Boi Gordo e multa o arrematante... por calote

Os milhares de credores das Fazendas Boi Gordo acabam de receber duas notícias da Justiça - uma má e outra que poderá ser boa. A má é que o leilão milionário de uma das fazendas foi anulado... por falta de pagamento da arrematante, a Tractobrás.

A outra é que o juiz, Marcelo Sacramone, impôs à empresa, pelo calote, multa de R$ 61 milhões. E bloqueou bens e contas em seu nome até esse valor, para garantir a punição. O dinheiro será repassado às contas da massa falida. 

Efeito STF adia fala de Moraes em SP

Publicidade

Será Alckmin, e não Alexandre de Moraes, o palestrante inaugural do ano do Lide, segunda-feira. Culpa da nomeação deste para o STF, que bagunçou sua agenda e o forçou a pedir outra data.

A fala do ministro fica para dia 17.

ONG estreia websérie e pedeapoio à legalização dos quilombos

Rosenbaun e o grupo no Quilombo de Ivaporunduva. FOTO LUIZ CUNHA 

Uma longa e planejada visita de um professor e um grupo de alunos -- entre eles arquitetos, publicitários e designers -- ao quilombo Ivaporunduva, no Vale do Ribeira,virou websérie que entra no ar hoje, em um site do Instituto Socioambiental. Produzido pelo designer Marcelo Rosenbaum, o trabalho tem como título Ribeira Essencial, e está em ribeiravale.org.br .

 Dirigida por Carol Quintanilha, a série tem quatro capítulos e expõe os desafios da região - pela qual se espalham 26 quilombos, mas apenas o de Ivaporunduva está integralmente titulado. 

Publicidade

Além da série, a ONG vai lançar uma ampla campanha de assinaturas para exigir das autoridades a rápida regularização de toda a área.

Pelos 10 anos do Caminho de Abraão 

Para comemorar os 10 anos da trilha Caminho de Abraão, coordenadores da ONG de vários países estão fazendo, desde terça-feira, uma caminhada pela trilha. Participam da jornada - que deve terminar no dia 5 - Willian Ury e Alexandre Chade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.