PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Procon cobra Google e Apple por aplicativo que altera imagens

Por Sonia Racy
Atualização:

 

FERNANDO CAPEZ. Foto: DANIELA RAMIRO/ESTADÃO

Pegadinha?

PUBLICIDADE

O Procon aguarda manifestação da Apple Store, bem como da Play Store, pertencente ao Google. O órgão questionou oficialmente o Face App por meio de seus revendedores no Brasil. O aplicativo é conhecido por mostrar o visual do usuário com diferentes cortes de cabelo, estilos de barba e, mais recentemente... sua aparência quando envelhecer.

O Google vende o aplicativo na Play Store. O da Apple é comercializado na Apple Store. "Ambos permitem acesso por meio de lojas virtuais. Portanto estão dentro da cadeia de fornecimento de um produto viciado", avisa Fernando Capez.

Pegadinha 2

Segundo o diretor do Procon, quando o consumidor clica nessa simulação "ele está autorizando o Face App a vender ou alugar a sua imagem e todos os seus dados para a empresa dona do sistema".

Publicidade

E o faz por meio de contrato que aparece na tela em inglês. "O que é igualmente ilegal", explica Capez.

Pegadinha 3

Esse contrato do Face App, aceito virtualmente pelo internauta, traz também outras cláusulas ilegais que "excluem completamente a responsabilidade deles em pagar qualquer indenização", diz o dirigente do Procon.

Lá e cá

Ante os comentários de Deltan Dallagnol - ontem, no Twitter - que comparam os ataques à Lava Jato com os sofridos pela Operação Mãos Limpas na Itália, Walter Maierovitch adverte que, diferentemente da operação brasileira, a italiana "cuidou da corrupção apenas nos partidos".

Publicidade

Segundo: ela não foi questionada na sua legalidade. E mais: ao seu final, "todos os partidos políticos foram extintos, dando lugar a uma nova república".

La e cá 2

Resultado? Nem tão bom assim. A Itália aparece em penúltimo lugar na classificação dos países europeus mais corruptos. Só está à frente da Bulgária.

MP no Google

A busca por "MP da Liberdade Econômica" cresceu 1.971% na última semana - 75% só na quarta-feira, ficando entre os principais na lista do Google Trends Brasil. E onde cresceu mais? No Ceará, Rio Grande do Norte e DF.

Publicidade

Glitter e diversidade

Em meio a discussões de gênero e homofobia, o Shell Open Air, maior cinema a céu aberto do mundo, vai exibir Priscilla, A Rainha do Deserto.

Depois da projeção do clássico, dia 19 no Jockey, a noite vai contar com a DJ performática Halessiar comandando a pista.

Nossa cidade

De olho no desconhecimento da história paulistana, a tradicional Jornada do Patrimônio, no sábado, vai incluir um rolê a pé, pelo centro novo de SP, passando pelo Viaduto do Chá. Ponto de partida? A Praça Dom José Gaspar.

Publicidade

Dou-lhe uma...

Casa de leilões de Pinheiros faz em setembro seu primeiro evento vendendo imóveis... em Portugal. Serão 36, mas a jóia do dia é... uma fazenda de nada menos que 290 hectares.

 

Leia mais notas da coluna:+Prefeitura faz conferência para ampliar ações no turismo+'Efeito Orloff' dos anos 90 não vale na Argentina de hoje

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.