Círculo Virtuoso

Redação

28 de outubro de 2008 | 17h05

Circula pela internet brasileira um curioso texto explicando o mercado de ações. Conta a história dos índios de uma reserva americana insistindo com seu novo cacique sobre o rigor do inverno. Atrapalhado, o cacique não conseguia interpretar os sinais de previsão do tempo, mas para não correr muitos riscos, foi dizendo que sim senhor, deveriam estar preparados e cortar a lenha suficiente para agüentar um inverno frio.
O cacique, no entanto, era um líder moderno e prático. Preocupado, telefonou para o Serviço Meteorológico Nacional e perguntou: ” O inverno vai ser frio?” Resposta: “Parece que este inverno vai ser frio”.
Querendo ser conservador, o cacique deu nova ordem aos índios: “Cortem mais lenha”. Uma semana depois, voltou a ligar para o serviço meteorológico: ” Vai ser um inverno muito frio?” “Sim, o inverno vai ser mesmo muito frio,”responderam.

Assustado, o homem voltou para o seu povo e mandou que apanhassem toda a lenha que pudessem. Duas semanas mais tarde, ligou para o serviço meteorológico: ” Vocês têm certeza que este inverno vai ser mesmo muito frio?” “Absolutamente. Vai ser um dos invernos mais frios da história”.
“Mas como podem ter tanta certeza?”, perguntou o cacique. Resposta do meteorologista: ” É que os índios estão provisionando lenha como loucos”.
É assim que funciona o mercado de ações.
SR

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: