EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Chefs Jefferson e Janaína Rueda distribuem 700 marmitas para população vulnerável

PUBLICIDADE

Foto do author Marcela Paes
Por Marcela Paes
Atualização:

Jefferson e Janai?na Rueda - Foto: Silvana Garzaro/Estadão

O casal de chefs Jefferson e Janaína Rueda não parou de cozinhar durante a pandemia. Jefferson está distribuindo diariamente entre 400 e 700 marmitas para a população em situação de vulnerabilidade.

PUBLICIDADE

Já Janaína transformou o seu Bar da Dona Onça em um ponto de recolhimento de doações. A chef também encabeçou, junto com outros colegas, movimento que resultou em medidas de auxílio ao setor da gastronomia.

"Entendi como a máquina pública funciona quando me envolvi no projeto das merendas das escolas públicas, e só aí aprendi realmente a lutar pelos meus direitos, a gritar mais alto quando nos tiram os mais razoáveis", afirma Janaína.

E a chef prossegue sua análise: "Aprendi que, se não formos ativos na política, alguém vai ser pela gente, e não necessariamente esse alguém vai lutar pelo povo. A gente cresce aprendendo que 'política não se discute', mas olha aonde isso nos levou? Precisamos sim sermos orientados e educados para falar de política, desde a escola, e abrir a boca para pleitear o que a gente realmente quer para o nosso país. O coronavírus, invisível, chegou para deixar as intenções das pessoas transparentes, esta aí para todo mundo ver."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.